Campo Grande (MS), Quinta-feira, 09 de Outubro de 2025

Posse no Supremo

Fachin assume presidência do STF e presta solidariedade a Alexandre de Moraes

Novo presidente do Supremo defende colegialidade, previsibilidade nas relações jurídicas e fica no cargo até setembro de 2027

29/09/2025

18:00

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

O ministro Edson Fachin tomou posse nesta segunda-feira (29) como novo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), sucedendo Luís Roberto Barroso. A cerimônia ocorreu no plenário da Corte e contou com a presença de autoridades dos três Poderes, incluindo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP).

O ministro ficará na presidência do Supremo até setembro de 2027. O vice-presidente será o ministro Alexandre de Moraes, repetindo a parceria que ambos mantiveram no TSE em 2022.

Discurso de posse

Logo no início, Fachin fez questão de prestar solidariedade a Alexandre de Moraes, alvo constante de ataques do bolsonarismo por sua atuação em investigações contra Jair Bolsonaro e aliados.

“Sua Excelência (Alexandre de Moraes), como integrante deste tribunal, merece nossa saudação e nossa solidariedade, e sempre a receberá, como assim o faremos em desagravo a cada membro deste colegiado, a cada juiz ou juíza deste país, em defesa justa do exercício autônomo e independente da magistratura”, afirmou Fachin.

O novo presidente destacou a importância da colegialidade no STF e reforçou a necessidade de previsibilidade nas relações jurídicas:

“O país precisa de estabilidade institucional, previsibilidade e confiança entre os Poderes. O Tribunal tem o dever de garantir a ordem constitucional com equilíbrio.”

Perfil e trajetória

  • Natural de Rondinha (RS), Fachin é formado em Direito pela UFPR, onde também é professor titular de Direito Civil.

  • Atuou como advogado em Direito Civil, Agrário e Imobiliário e como procurador do Estado.

  • Foi indicado ao STF em 2015 pela então presidente Dilma Rousseff (PT), em substituição a Joaquim Barbosa.

  • Assumiu a relatoria da Lava Jato em 2017, após a morte do ministro Teori Zavascki, e decidiu deixar mais de cem processos ligados à operação ao assumir a presidência.

  • Conhecido pelo estilo discreto e avesso a extravagâncias, recusou patrocínios para sua posse e ofereceu apenas água e café no evento.

Prioridades no STF

Entre os temas que devem marcar a gestão de Fachin está a busca pela distensão das relações entre Judiciário, Congresso e setores da sociedade. O ministro tem defendido a autocontenção judicial, após anos de embates com a classe política.

Ele também manterá sob sua responsabilidade processos da área trabalhista, com destaque para o recurso especial sobre a “uberização”, que discute se há ou não vínculo empregatício entre motoristas de aplicativos e plataformas digitais.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: