Campo Grande (MS), Domingo, 28 de Setembro de 2025

Política / Justiça

Barroso se despede da presidência do STF e afirma que tribunal preservou a democracia

Em sessão marcada por emoção, ministro destacou coragem da Corte; Gilmar Mendes exaltou atuação de Moraes e julgamento da trama golpista

25/09/2025

16:00

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

O ministro Luís Roberto Barroso se despediu nesta quinta-feira (25) da presidência do Supremo Tribunal Federal (STF), em sua última sessão à frente da Corte. Em discurso emocionado, ele afirmou que o tribunal cumpriu seu papel de preservar a democracia brasileira nos últimos anos, mesmo diante de pressões e desgastes.

“Gostaria de agradecer muito especialmente a todos os ministros, colegas e amigos aqui do Supremo, pela parceria, apoio, coragem e pela relação construtiva e harmoniosa que tivemos. Tenho muito orgulho de ter dividido com todos a aventura de ter defendido a democracia brasileira.”

Democracia sob defesa

Barroso ressaltou que, desde a promulgação da Constituição de 1988, o país não registrou desaparecidos políticos, nem aposentadorias compulsórias por perseguição, e manteve a liberdade de imprensa. Para ele, apesar do “custo pessoal” imposto aos ministros em julgamentos polêmicos, o STF cumpriu sua missão de resguardar o Estado de Direito e promover direitos fundamentais.

Homenagem de Gilmar Mendes

O decano do STF, ministro Gilmar Mendes, prestou homenagem ao colega e também se emocionou. Ele destacou a importância do julgamento da trama golpista de 2022, lembrando que a Corte impediu “o maior assalto contra a democracia na história recente”:

“A democracia brasileira passou incólume por mais essa prova de fogo. O STF conduziu o processo com tranquilidade e de maneira absolutamente regular, com respeito ao devido processo legal, ao contraditório e à ampla defesa. E destaco sem exagero o papel singular e quase heroico desempenhado pelo ministro Alexandre de Moraes.”

Gilmar recordou ainda o turbulento período que culminou nos ataques de 8 de janeiro de 2023 e disse que a posse de Barroso à frente do tribunal simbolizou a sobrevivência do STF diante das ameaças.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: