Campo Grande (MS), Domingo, 19 de Maio de 2024

Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa do Paraná é modelo nacional

Atuação do órgão estadual foi citada como exemplo de boas práticas durante o II Encontro Nacional de Procuradorias, realizado em Brasília e que teve a participação da deputada Cristina Silvestri (CDN), procuradora da mulher na Assembleia.

09/03/2022

10:55

Atuação da Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa foi citada como exemplo de boas práticas durante o II Encontro Nacional de Procuradorias ©Billy Boss/Câmara dos Deputados

A atuação da Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Paraná foi citada como exemplo de boas práticas durante o II Encontro Nacional de Procuradorias. O evento foi realizado na Câmara Federal, em Brasília, na última segunda-feira (07).

“A procuradoria paranaense é modelo para nós, com ações e legislações pioneiras e inspiradoras, além da instalação de um número surpreendente de procuradorias municipais em várias regiões do estado, o que fortalece ainda mais a rede”, disse a deputada federal Tereza Nelma (PSDB-AL), procuradora da mulher na Câmara Federal. Foi ela quem presidiu o Encontro.

O Paraná tem, atualmente, 128 procuradorias municipais, 70 delas instaladas e outras 52 em processo de instalação. Este é o maior percentual do Brasil. “A expansão da nossa rede é uma das prioridades. Temos feito uma força-tarefa em conjunto com as Câmaras Municipais”, comentou a deputada estadual Cristina Silvestri (CDN), procuradora da mulher na Assembleia Legislativa do Paraná. Ela entregou, durante o Encontro, uma circular com os principais trabalhos desenvolvidos pelo órgão no último ano. O documento, com 28 itens e 17 subitens, será publicado no site da rede nacional de procuradorias.

Na relação dos últimos avanços estaduais estão novas legislações em defesa dos direitos femininos, palestras e cursos de capacitação para vereadoras, parcerias com órgãos públicos e entidades de classe, incentivo à emancipação financeira das mulheres e angariação de recursos para a implantação de políticas públicas.

O projeto de resolução que cria a Bancada Feminina na Assembleia paranaense, inédito em um legislativo estadual, é um dos exemplos. “A proposta já está em tramitação e é um passo importante para termos mais voz e participação em posições de liderança”, comentou Cristina Silvestri, orgulhosa do pioneirismo do Paraná.

O Encontro Nacional das Procuradorias da Mulher é promovido pela Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados com o objetivo de partilhar experiências e debater temas relacionados aos direitos da mulher, além de desenvolver um plano de trabalho alinhado.

Violência política de gênero

Um dos principais temas debatidos no Encontro, a violência política de gênero pautou o discurso da deputada Cristina Silvestri, que compôs a mesa principal de painéis do Encontro. “Temos recebido denúncias graves no Paraná e acompanhado vários outros casos no Brasil todo. Tão difícil quanto se candidatar e se eleger é ocupar um cargo eletivo em um ambiente que ainda é predominantemente masculino. A criminalização da violência política de gênero, em 2021, foi um grande passo. Mas ainda temos muito o que avançar”.

A adoção de um fluxo de atendimento às paranaenses que sofrem violência política é uma das contribuições da procuradoria estadual no combate à impunidade. “Firmamos uma parceria com o Ministério Público para garantir o encaminhamento adequado das vítimas aos órgãos competentes”, explicou a procuradora paranaense.

Para que a erradicação desse tipo de crime comece dentro dos próprios partidos, a procuradoria paranaense, em parceria com o Fórum de Mulheres de Instâncias de Partidos Políticos do Paraná, solicitou três alterações nos estatutos das legendas. A primeira é um texto padrão para procedimentos internos de apuração dessas condutas violentas contra filiadas, dirigentes e secretárias. Outra reivindicação é de que 50% das comissões de apuração desses casos seja composta por mulheres. A terceira e última solicitação é o oferecimento de suporte jurídico para as detentoras de mandatos eletivos vítimas de violência política.

Procuradoria da Mulher no Paraná

A Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Paraná foi criada em 2019 com a função de fiscalizar e acompanhar políticas públicas e programas voltados para as mulheres, receber denúncias de discriminação e violência contra o público feminino e cooperar com organismos nacionais e internacionais na promoção dos direitos da mulher. O órgão também tem o papel de buscar uma participação mais efetiva das deputadas nas atividades parlamentares. 


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: