Campo Grande (MS), Domingo, 14 de Setembro de 2025

Famosos / Luto

Morre Hermeto Pascoal, o “bruxo dos sons”, aos 89 anos

Multi-instrumentista alagoano deixa legado único na música brasileira e mundial, marcado pela experimentação e genialidade

14/09/2025

07:30

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

O Brasil se despede de um de seus maiores ícones musicais. O compositor, arranjador e multi-instrumentista Hermeto Pascoal, conhecido como o “bruxo dos sons”, morreu neste sábado (13), aos 89 anos. A notícia foi confirmada em nota publicada nas redes sociais do artista pela família e equipe, que não informaram a causa da morte.

Com serenidade e amor, comunicamos que Hermeto Pascoal fez sua passagem para o plano espiritual, cercado pela família e por companheiros de música. No exato momento da passagem, seu Grupo estava no palco, como ele gostaria, fazendo som e música”, diz o comunicado.

O músico estava escalado para se apresentar no festival AcessaBH, em Belo Horizonte (MG), mas sua participação foi cancelada horas antes. Em tom poético, a nota pediu que sua memória fosse homenageada com música:

Quem desejar homenageá-lo, deixe soar uma nota no instrumento, na voz, na chaleira e ofereça ao universo. É assim que ele gostaria.

Trajetória de um gênio da música

Nascido em Lagoa da Canoa (AL), em 1936, Hermeto demonstrou curiosidade pelos sons da natureza desde a infância. Aos 11 anos, já tocava a sanfona de oito baixos do pai em festas locais. Em Recife, passou a trabalhar em rádios com o irmão e, na década de 1960, fixou-se em São Paulo, onde lançou seus primeiros discos, como “Conjunto Som 4” (1964) e “Sambrasa Trio em Som Maior” (1966).

No Quarteto Novo, acompanhou Edu Lobo no histórico Festival da TV Record com a canção “Ponteio”, vencedora da edição. Posteriormente, ganhou projeção internacional ao trabalhar com o jazzista Miles Davis, que o considerava um dos músicos mais criativos do mundo.

Hermeto lançou discos marcantes como “Slaves Mass”, “Ao Vivo em Montreux Jazz” e “Lagoa da Canoa, Município de Arapiraca”, todos carregados de experimentações sonoras que incluíam desde cantos de pássaros até barulhos do cotidiano, como chaleiras, garrafas e até porcos.

Seu trabalho recente inclui o álbum “Pra Você, Ilza” (2024), homenagem à esposa com quem viveu por 46 anos, e a biografia “Quebra Tudo! A Arte Livre de Hermeto Pascoal”, que o retrata como um verdadeiro mago da música.

Já nasci música, não fiz nada que não tivesse música. O que escrevo numa bacia de banheiro é tão importante quanto o que escrevo em qualquer papel, porque a música é sagrada”, afirmou em sua última entrevista, há pouco mais de um ano.

Legado e despedida

Reconhecido mundialmente, Hermeto Pascoal foi celebrado por sua capacidade de tirar música de tudo ao seu redor, transformando o simples em genialidade. Sua carreira o consagrou como um dos artistas mais inventivos da história da música brasileira.

Viúvo de Ilza, com quem teve seis filhos — Jorge, Fabio, Flávia, Fátima, Fabiula e Flávio Pascoal (percussionista que seguiu a carreira do pai) —, Hermeto deixa uma obra que continuará inspirando gerações.

A família anunciou que a cerimônia de despedida será aberta ao público, em data e local ainda a serem confirmados.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: