Campo Grande (MS), Sábado, 13 de Setembro de 2025

Política Internacional

Condenação de Bolsonaro reacende tensões com os EUA e abre espaço para novas sanções contra o Brasil

Declarações de autoridades do governo Trump e de congressistas republicanos ampliam pressão diplomática; Itamaraty reage e defende soberania nacional

13/09/2025

09:15

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

A condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de sete aliados pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) reacendeu a tensão diplomática entre Brasil e Estados Unidos, em meio ao já existente tarifaço de 50% sobre exportações brasileiras e sanções impostas a autoridades do país.

Nos últimos dias, membros do governo do presidente norte-americano Donald Trump, congressistas republicanos e até a Casa Branca elevaram o tom contra o Brasil, em manifestações classificadas pelo Itamaraty como tentativas de interferência em assuntos internos.

🔹 Pressão norte-americana

O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, afirmou que o ministro Alexandre de Moraes é um “violador de direitos humanos” e prometeu resposta “adequada” à condenação de Bolsonaro. Rubio já havia sido o responsável pela suspensão do visto de Moraes e de outras autoridades brasileiras.

O vice-secretário de Estado, Christopher Landau, disse que as relações entre Brasil e EUA chegaram ao “ponto mais sombrio em dois séculos”. Já o subsecretário Darren Beattie acusou Moraes de censura e perseguição política.

No Congresso norte-americano, o deputado republicano Rich McCormick, da Geórgia, defendeu a aplicação de sanções contra ministros do STF, afirmando que “a justiça está chegando” e prometendo punições severas.

🔹 Reação brasileira

O Itamaraty reagiu com uma nota oficial:

“Continuaremos a defender a soberania do país de agressões e tentativas de interferência, venham de onde vierem. Ameaças como a feita pelo secretário de Estado norte-americano não intimidarão a nossa democracia.”

🔹 Trump e Eduardo Bolsonaro

De forma mais moderada, o presidente Donald Trump limitou-se a dizer que “Bolsonaro foi um bom presidente” e considerou a condenação “surpreendente”, sem prometer novas sanções diretamente.

Já o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), indiciado pela Polícia Federal, afirmou que “sanções adicionais devem ser aplicadas contra ministros da Corte brasileira” e chegou a citar a possibilidade de intervenção militar norte-americana, mencionando o envio futuro de caças F-35 e navios de guerra, em referência à situação da Venezuela.

🔹 Sanções já em vigor

Atualmente, o Brasil enfrenta:

  • Tarifa de 50% sobre parte das exportações para os EUA, ainda em vigor desde julho, embora celulose e ferro-níquel tenham sido retirados da lista em setembro;

  • Sanções pessoais contra Alexandre de Moraes, com base na Lei Magnitsky, que congelaram bens nos EUA, revogaram vistos e proibiram transações financeiras dele e de familiares.

🔹 Futuro incerto

Analistas apontam que, diante do endurecimento retórico de Washington, o Brasil pode sofrer novas pressões diplomáticas e econômicas, com impacto direto nas exportações e na relação bilateral. A expectativa é de que o Congresso norte-americano reforce a pauta de sanções nos próximos meses, o que deve testar a capacidade do governo brasileiro de equilibrar soberania nacional e interesses econômicos externos.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: