Campo Grande (MS), Terça-feira, 19 de Agosto de 2025

Saúde Pública

Mozart Sales defende Mais Médicos após sanção dos EUA e destaca melhoria na saúde da população

Secretário do Ministério da Saúde cita aprovação popular e impacto positivo do programa; governo norte-americano acusa envolvimento com “trabalho forçado” de médicos cubanos

14/08/2025

08:15

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

O secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Mozart Sales, defendeu nesta quinta-feira (14) o Mais Médicos, após ter o visto revogado pelo governo dos Estados Unidos em razão de sua ligação com o programa. Em postagem no Instagram, ele classificou a iniciativa como “primordial” para garantir atendimento a milhões de brasileiros e ressaltou que sua implementação resultou em melhora expressiva nos indicadores de saúde.

Segundo Mozart, a parceria firmada com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) permitiu a contratação de profissionais cubanos, que já atuavam em outros 58 países por meio de cooperação internacional.

“Graças a essa iniciativa, a presença de profissionais brasileiros, cubanos e de outras nacionalidades ofereceu atenção básica de saúde e mãos fraternas a quem mais precisava. Diminuiu dores, sofrimentos e mortes”, escreveu.

Ele lembrou ainda que, em 2013, pesquisa do Datafolha apontou 87% de aprovação ao programa. “Inúmeras publicações científicas comprovam os impactos positivos e a melhora expressiva na saúde da população”, completou. Para o secretário, a sanção norte-americana é “injusta” e não altera sua convicção de que o Mais Médicos “defende a vida e representa a essência do SUS – universal, integral e gratuito”.

Entenda a sanção dos EUA

O Departamento de Estado norte-americano anunciou na quarta-feira (13) a revogação dos vistos de funcionários e ex-funcionários do governo brasileiro, bem como de ex-integrantes da Opas e seus familiares, sob a alegação de que atuaram na implementação do Mais Médicos enquanto “cúmplices do trabalho forçado do governo cubano”.

Além de Mozart Sales, foi atingido pela medida o ex-assessor de Relações Internacionais do Ministério da Saúde e atual coordenador-geral para a COP30, Alberto Kleiman.

Reação do Ministério da Saúde

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, também se manifestou em defesa do programa e dos ex-integrantes do governo sancionados:

“O programa salva vidas e é aprovado por quem mais importa: a população brasileira. Não nos curvaremos a quem persegue as vacinas, os pesquisadores, a ciência e, agora, duas das pessoas fundamentais para o Mais Médicos na minha primeira gestão como ministro da Saúde, Mozart Sales e Alberto Kleiman”, afirmou nas redes sociais.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: