Campo Grande (MS), Quarta-feira, 20 de Agosto de 2025

Política / Câmara Federal

Aliados de Hugo Motta defendem punição a deputados bolsonaristas por motim na Câmara

Parlamentares teriam impedido presidente da Casa de ocupar cadeira na Mesa Diretora; partidos pedem suspensão de mandatos

08/08/2025

08:00

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

Uma ala de líderes aliada ao presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), defende que o parlamentar leve adiante o plano de punir deputados bolsonaristas que resistiram ao fim da ocupação do plenário na quarta-feira (6).

Durante a sessão, alguns deputados impediram que Motta chegasse à Mesa Diretora e ocupasse sua cadeira de presidente. Entre eles estavam Marcel van Hattem (Novo-RS) e Marcos Pollon (PL-MS), que permaneceram sentados nas cadeiras da Mesa. Outros parlamentares bloquearam a passagem do presidente na escada que dá acesso ao local.

Segundo relatos, em determinado momento Motta chegou a desistir de sentar, mas foi incentivado a continuar por líderes que o acompanhavam, como Dr. Luizinho (PP-RJ), Isnaldo Bulhões (MDB-AL), Mario Heringer (PDT-MG) e o segundo vice-presidente da Câmara, Elmar Nascimento (União Brasil-BA).

Pedido de suspensão de mandatos

Aliados de Motta defendem que os parlamentares envolvidos sejam punidos com suspensão do mandato por até seis meses e que o caso seja analisado pelo Conselho de Ética.

A pressão aumentou após um dos períodos mais turbulentos do Congresso em anos, marcado pela paralisação de votações e pelo risco de inviabilizar a primeira semana após o recesso informal do Legislativo.

PT, PSB e PSOL acionam a Mesa da Câmara

Na quinta-feira (7), PT, PSB e PSOL apresentaram pedido de suspensão sumária de seis meses dos mandatos de cinco deputados do PL:

  • Júlia Zanatta (PL-SC)

  • Marcel van Hattem (PL-RS)

  • Marcos Pollon (PL-MS)

  • Paulo Bilynskyj (PL-SP)

  • Zé Trovão (PL-SC)

Os partidos acusam os parlamentares de quebra de decoro.

“A ação foi premeditada, coordenada e executada com o intuito de obstaculizar o regular exercício do Poder Legislativo, valendo-se do uso de força física, correntes, faixas, gritos e objetos simbólicos como adesivos na boca, compondo uma encenação de ‘censura’ que distorce e subverte o debate democrático”, diz um trecho do documento.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: