Campo Grande (MS), Sexta-feira, 22 de Agosto de 2025

Política / Senado Federal

Oposição desocupa plenário do Senado após 47 horas e pressiona por votação de pautas conservadoras

Grupo liderado por Rogério Marinho cobra análise de anistia, fim do foro privilegiado e impeachment de Alexandre de Moraes

07/08/2025

11:45

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

Após mais de 47 horas de ocupação, a oposição no Senado decidiu desobstruir o plenário da Casa nesta quinta-feira (7). A liberação ocorreu pouco antes da sessão deliberativa marcada pelo presidente Davi Alcolumbre (União-AP) e evitou o uso de um espaço alternativo conhecido como “bunker do Senado”, preparado para garantir a continuidade dos trabalhos em caso de bloqueio.

Gesto de “normalidade”, segundo Rogério Marinho

O líder da oposição, senador Rogério Marinho (PL-RN), classificou a decisão como um “gesto” pelo restabelecimento da normalidade institucional e disse esperar que os diálogos com a presidência da Casa sejam retomados com mais fluidez.

“Fizemos um esforço e estamos nos retirando da Mesa do Senado da República para que os trabalhos possam fluir normalmente. Queremos participar dos debates das pautas que interessam ao Brasil”, declarou Marinho.

Nos bastidores, o senador avaliou que o movimento alcançou sucesso simbólico, principalmente após Alcolumbre aceitar reunião reservada com o grupo e se comprometer a levar as pautas da oposição à mesa de líderes.

Pautas exigidas pela oposição

O movimento da oposição, que incluiu também a ocupação do plenário da Câmara dos Deputados, foi deflagrado em resposta à prisão domiciliar de Jair Bolsonaro e cobra a análise de três temas prioritários:

  1. Anistia aos condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023

  2. Fim do foro privilegiado para autoridades públicas

  3. Impeachment do ministro Alexandre de Moraes (STF)

Rogério Marinho celebrou a coleta de 41 assinaturas de senadores em um ofício enviado a Davi Alcolumbre, solicitando “celeridade” na análise do pedido de afastamento de Moraes.

Votação retomada: isenção no Imposto de Renda aprovada

Minutos após a saída dos senadores oposicionistas da Mesa Diretora, o plenário aprovou um projeto de lei que atualiza a tabela mensal do Imposto de Renda para Pessoa Física, mantendo a isenção para quem ganha até dois salários mínimos (R$ 3.036). O texto já havia passado pela Câmara e segue para sanção presidencial.

Câmara também retomou atividades

Na Câmara dos Deputados, a ocupação foi encerrada na quarta-feira (6) após clima de tensão, com cenas de empurra-empurra e tentativa frustrada do presidente Hugo Motta (Republicanos-PB) de assumir o comando da sessão.

Motta nega ter feito qualquer acordo com a oposição e prometeu medidas disciplinares contra os deputados que impediram os trabalhos.

“Bunker” não precisou ser usado

Com a desobstrução do plenário do Senado, foi descartada a possibilidade de uso do chamado “bunker do Prodasen”, espaço tecnológico criado por Alcolumbre durante a pandemia da Covid-19 em 2020 para permitir sessões virtuais.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: