Campo Grande (MS), Quinta-feira, 09 de Outubro de 2025

Política

Eduardo Bolsonaro pede à Casa Branca trégua nas sanções a ministros do STF

Deputado e Paulo Figueiredo tentam evitar novas tarifas e articulam pacto de convivência com o Judiciário após prisão de Bolsonaro

05/08/2025

16:30

CNN

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

Após a decretação da prisão domiciliar de Jair Bolsonaro (PL) pelo ministro Alexandre de Moraes, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o influenciador Paulo Figueiredo intensificaram articulações em Washington (EUA) para tentar frear o avanço das sanções internacionais contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e conter novas tarifas impostas pelo governo de Donald Trump sobre produtos brasileiros.

Segundo apuração da CNN, o principal objetivo da dupla é obter junto à Casa Branca uma "pausa" nas represálias, defendendo a necessidade de um "pacto de convivência institucional" entre a família Bolsonaro e o STF. A iniciativa surge em meio ao agravamento da crise institucional no Brasil e ao impacto político-econômico das recentes medidas norte-americanas.

Estratégia: foco em Moraes e trégua com os demais ministros

Nos bastidores, a articulação liderada por Eduardo Bolsonaro tenta preservar canais de diálogo com os demais integrantes do STF, poupando-os de críticas públicas. O discurso da base bolsonarista tem sido centralizado em Alexandre de Moraes, apresentado como o principal “algoz” da direita brasileira, enquanto os demais ministros são, por ora, poupados da retórica de confrontação.

O gesto é visto como tentativa de desarmar o ambiente de hostilidade total entre o Judiciário e o bolsonarismo, na expectativa de evitar retaliações políticas adicionais e manter margem de negociação, inclusive no campo internacional.

Pressão nos EUA: tarifas e impacto econômico

Embora Eduardo Bolsonaro e Paulo Figueiredo não tenham autoridade formal para negociar tarifas comerciais, ambos vêm atuando politicamente junto ao governo Trump para mitigar os danos econômicos causados pela tarifa de 50% aplicada sobre produtos brasileiros.

Eles argumentam que a medida afeta diretamente setores do agronegócio e da indústria que historicamente apoiam o bolsonarismo, e que um prolongamento dessas sanções poderia enfraquecer a base de sustentação política da direita no Brasil.

Conexão com sanções da Lei Magnitsky

A recente inclusão de Alexandre de Moraes na lista de sanções da Lei Magnitsky, que resultou na suspensão de vistos americanos e congelamento de ativos, foi celebrada por Eduardo e Figueiredo como uma vitória estratégica. No entanto, o avanço de sanções similares a outros ministros poderia escalonar ainda mais o conflito institucional, algo que os dois agora querem evitar.

Crise e cálculo político

A movimentação de Eduardo Bolsonaro e Paulo Figueiredo reflete uma mudança de tom no discurso bolsonarista, que busca reposicionar-se após o impacto da prisão domiciliar de Jair Bolsonaro. Ao tentar conter o avanço das tensões, os aliados do ex-presidente demonstram preocupação com os efeitos colaterais das sanções internacionais e do tarifaço, que podem atingir setores empresariais aliados e comprometer o discurso de “defesa da liberdade econômica”.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: