Campo Grande (MS), Quinta-feira, 31 de Julho de 2025

Economia / Finanças

Copom mantém Selic em 15% e encerra ciclo de alta após sete aumentos consecutivos

Inflação recua, mas pressões de energia e passagens aéreas ainda preocupam; mercado projeta PIB maior em 2025

30/07/2025

17:45

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu, por unanimidade, manter a Taxa Selic em 15% ao ano, interrompendo um ciclo de sete aumentos consecutivos iniciado em setembro do ano passado. A decisão, já esperada pelo mercado financeiro, representa uma pausa no aperto monetário, com a Selic permanecendo no maior patamar desde julho de 2006, quando chegou a 15,25%.

A medida sinaliza que o Banco Central avalia como suficiente o nível atual dos juros para conter a inflação, mesmo com indicadores mistos nos últimos meses. A Selic vinha subindo desde setembro de 2024, com altas graduais que somaram 4,5 pontos percentuais até o atual patamar.

Pressão inflacionária ainda preocupa

Apesar da desaceleração recente, a inflação acumulada em 12 meses, medida pelo IPCA, ficou em 5,35%, acima do teto da meta contínua de inflação, que é de 3% com tolerância de 1,5 ponto percentual (limite superior de 4,5%).

O IPCA-15 de julho, considerado uma prévia da inflação oficial, veio acima das expectativas, pressionado por tarifas de energia elétrica e passagens aéreas. Mesmo assim, o BC reduziu sua projeção de inflação para 2025 de 5,1% para 4,9%, no último Relatório de Política Monetária.

“O novo sistema de meta contínua permite maior acompanhamento mês a mês da inflação acumulada em 12 meses, tornando o controle mais dinâmico”, explica o relatório do BC.

Impactos no crédito e no crescimento

A Selic influencia diretamente o custo do crédito no país. Juros altos encarecem financiamentos, inibem o consumo e ajudam a conter a inflação — mas também podem frear o crescimento econômico. Ainda assim, o Banco Central elevou sua projeção de crescimento para o PIB de 2025 para 2,1%.

O Boletim Focus, divulgado semanalmente com projeções do mercado, estima crescimento de 2,23% para o próximo ano, com inflação de 5,09%, ainda acima do teto da meta.

A Selic e sua função no sistema financeiro

A Selic é usada como referência nas negociações de títulos públicos no Sistema Especial de Liquidação e Custódia e influencia todas as demais taxas da economia, de empréstimos bancários a financiamentos habitacionais.

  • Juros altos: contêm a inflação, mas desestimulam consumo e investimento.

  • Juros baixos: incentivam crédito e atividade econômica, mas podem pressionar os preços.

“Para cortar os juros, o Banco Central precisa estar seguro de que não há risco de nova alta da inflação”, alertam analistas do mercado.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: