Campo Grande (MS), Segunda-feira, 21 de Julho de 2025

Política / Justiça

Entenda em 4 pontos os crimes investigados contra Eduardo Bolsonaro no STF

Deputado é acusado de atuar nos EUA para pressionar por anistia aos golpistas e interferir em investigações que envolvem seu pai, Jair Bolsonaro

21/07/2025

09:00

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) é alvo de um inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF) por sua atuação política e diplomática nos Estados Unidos, onde tem promovido sanções contra autoridades brasileiras e pressionado por anistia aos envolvidos na tentativa de golpe de 2022. A investigação foi aberta a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) e é relatada pelo ministro Alexandre de Moraes.

De acordo com Moraes, Eduardo “intensificou condutas ilícitas” após o ex-presidente Jair Bolsonaro, seu pai, ser alvo de medidas cautelares na sexta-feira (18), como o uso de tornozeleira eletrônica e restrição de contato com representações diplomáticas.

Abaixo, veja os 4 principais crimes citados no inquérito:

1. Coação no curso do processo

Previsto no artigo 344 do Código Penal, esse crime se refere ao uso de violência ou grave ameaça contra autoridades, testemunhas ou envolvidos em investigações com o objetivo de favorecer a si ou a terceiros.

🔹 Pena: 1 a 4 anos de prisão, além de multa
🔹 No caso de Eduardo: Ele teria pressionado autoridades estrangeiras para sanções contra ministros do STF, o que é interpretado como forma de coação indireta.

2. Obstrução de investigação de organização criminosa

Tipificado no artigo 2º da Lei nº 12.850/2013, esse crime atinge quem impede ou dificulta investigações que envolvam organizações criminosas.

🔹 Pena: 3 a 8 anos de prisão, além de multa
🔹 No caso de Eduardo: A PGR aponta que ele atuou nos EUA para condicionar o fim de sanções internacionais à concessão de anistia aos envolvidos nos ataques antidemocráticos — inclusive seu pai.

3. Abolição violenta do Estado Democrático de Direito

Esse crime está previsto no artigo 359-L do Código Penal e trata de ações violentas ou ameaçadoras que tenham como objetivo abolir o regime democrático ou restringir os poderes constitucionais.

🔹 Pena: 4 a 8 anos de reclusão, além de outras penalidades por violência
🔹 No caso de Eduardo: Especialistas divergem. Alguns apontam que não há violência direta; outros consideram que a pressão para que Lula interfira no STF e no Congresso pode configurar ameaça à ordem democrática.

4. Atentado à soberania nacional

Definido no artigo 359-I do Código Penal, esse crime envolve negociações com agentes estrangeiros para causar atos de guerra ou agressão ao país.

🔹 Pena: 3 a 8 anos de prisão
🔹 No caso de Eduardo: Considerado o mais difícil de enquadrar, já que o artigo fala em “atos típicos de guerra”. No entanto, o discurso de Eduardo Bolsonaro em defesa de sanções contra o Brasil pode ser interpretado como ataque indireto à soberania, segundo parte dos juristas.

Contexto e risco de cassação

Além das implicações penais, Eduardo Bolsonaro também pode enfrentar consequências na esfera parlamentar, como um pedido de cassação de mandato por ferir o dever de um deputado federal de defender o interesse público e a soberania nacional, conforme o Regimento Interno da Câmara dos Deputados.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: