Campo Grande (MS), Segunda-feira, 21 de Julho de 2025

Política

Eduardo Bolsonaro afirma que não renunciará ao mandato e desafia Câmara e STF

Deputado está nos EUA, diz que manterá cargo por mais três meses e volta a atacar Alexandre de Moraes em live

20/07/2025

13:00

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) afirmou neste domingo (20) que não irá renunciar ao mandato, mesmo com o fim oficial de sua licença de 120 dias da Câmara dos Deputados. O parlamentar está nos Estados Unidos desde março, e, de acordo com o Regimento Interno da Casa, pode perder o mandato caso não apresente justificativa para as faltas em sessões ordinárias a partir de agora.

Durante uma live nas redes sociais, Eduardo declarou que ainda poderá manter o cargo por mais tempo.

Não vou fazer nenhum tipo de renúncia. Se eu quiser, consigo levar meu mandato, pelo menos, por mais três meses”, afirmou.

Investigado por obstrução e ataques ao STF

Eduardo Bolsonaro é alvo de inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF), onde é investigado por suposta atuação junto ao governo dos Estados Unidos para promover sanções contra ministros da Corte e o Estado brasileiro, com o objetivo de barrar o andamento da ação penal contra seu pai, Jair Bolsonaro, no processo da tentativa de golpe de Estado de 2022.

Na sexta-feira (18), o ministro Alexandre de Moraes determinou medidas cautelares contra Jair Bolsonaro, incluindo o uso de tornozeleira eletrônica e proibição de sair de casa entre 19h e 6h. A decisão foi fundamentada em indícios de risco de fuga e tentativa de obstrução do processo.

No mesmo inquérito, Moraes afirmou que Eduardo “intensificou condutas ilícitas”, e mandou incluir entrevistas e postagens recentes do deputado no processo.

Críticas a Moraes e defesa de anistia

Durante a transmissão, Eduardo Bolsonaro voltou a atacar Alexandre de Moraes e ironizou a decisão do governo de Donald Trump, que suspendeu os vistos de ministros do STF e seus familiares.

“O cara que vai me julgar, ele vai ver o que eu faço na rede social. Então, você da Polícia Federal, que está me vendo, um forte abraço. A depender de quem for, está sem visto”, provocou.

O deputado também defendeu anistia ao ex-presidente Jair Bolsonaro e afirmou estar “disposto a ir às últimas consequências”.

“É para entender que não haverá recuo. Não estou aqui para achar meio-termo. Não estou aqui para isso”, afirmou.

Risco de cassação

A licença de Eduardo Bolsonaro foi solicitada em março, sob justificativa de “perseguição política”, e teve duração máxima permitida de 120 dias, sem necessidade de aprovação da Câmara. Com o fim do prazo neste domingo, o parlamentar deve apresentar justificativas formais ou retornar ao Brasil para evitar o acúmulo de faltas que podem levar à perda do mandato, conforme previsto no artigo 55 da Constituição Federal.

Internamente, parlamentares já discutem o impacto político da permanência prolongada de Eduardo nos EUA, especialmente diante da investigação no STF e do desgaste público com a base aliada.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: