Campo Grande (MS), Quinta-feira, 17 de Julho de 2025

Política

Lula veta aumento no número de deputados e encerra polêmica sobre ampliação da Câmara

Decisão atende à pressão popular e evita gastos extras com novos parlamentares; redistribuição será feita pelo TSE

17/07/2025

19:30

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetou integralmente, nesta quarta-feira (16), o projeto aprovado pelo Congresso Nacional que previa o aumento de 513 para 531 no número de deputados federais. A medida foi oficializada na edição desta quinta-feira (17) do Diário Oficial da União.

A proposta havia sido elaborada como resposta à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou a redistribuição das cadeiras da Câmara dos Deputados com base nos dados do Censo Demográfico de 2022. No entanto, ao invés de readequar os assentos dentro do limite atual, o Congresso optou por criar 18 novas vagas — o que gerou ampla rejeição da sociedade.

“A proposta não observou os princípios da eficiência e da responsabilidade fiscal”, argumentou o governo na justificativa do veto.

Rejeição popular influenciou decisão

De acordo com pesquisa Quaest, divulgada também nesta quarta-feira (16), 85% dos brasileiros se posicionaram contra o aumento no número de parlamentares. A repercussão negativa teve impacto direto no recuo do Planalto, que passou a considerar o projeto como politicamente insustentável.

Entenda o que motivou a proposta

  • O STF determinou que a Câmara fosse redistribuída conforme a população dos estados, respeitando os limites constitucionais:
    ▶️ mínimo de 8 deputados por estado
    ▶️ máximo de 70 deputados

  • Para evitar a perda de vagas em estados com redução populacional relativa, o Congresso sugeriu aumentar o total de cadeiras, o que elevaria os gastos com salários, cotas parlamentares, assessores e estrutura.

Redistribuição será feita pelo TSE

Com o veto, a Justiça Eleitoral assume a responsabilidade de aplicar a redistribuição. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deverá redistribuir as 513 cadeiras da Câmara conforme os dados do Censo, sem aumentar o número total de parlamentares, como já havia sinalizado em parecer técnico.

Derrubada do veto é considerada improvável

Apesar de a proposta ter sido aprovada com 270 votos na Câmara e 41 no Senado, a margem apertada e a repercussão negativa reduziram as chances de o Congresso tentar derrubar o veto. Além disso, a articulação exigiu, na primeira votação, manobras como a participação do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, para atingir o quórum — o que não poderá se repetir em uma nova tentativa.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: