Campo Grande (MS), Quinta-feira, 10 de Julho de 2025

Política / Economia

Haddad reage a tarifa de Trump e vê ato político: “Não há racionalidade econômica”

Ministro da Fazenda culpa família Bolsonaro por tensão com EUA e critica Tarcísio: “Ou é presidente, ou é vassalo”

10/07/2025

11:15

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), afirmou nesta quinta-feira (10) que a imposição de tarifa de 50% sobre produtos brasileiros anunciada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, é uma decisão política sem embasamento econômico. Em entrevista ao programa Barão Entrevista, do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, Haddad também culpou a família Bolsonaro pela escalada de tensão diplomática e atacou o governador paulista Tarcísio de Freitas (Republicanos) por seu posicionamento diante do episódio.

“Essa decisão é eminentemente política. Não há racionalidade econômica no que foi feito ontem [quarta-feira]. O Brasil teve um déficit de mais de US$ 400 bilhões com os EUA nos últimos 15 anos”, afirmou Haddad.

Críticas diretas a Eduardo Bolsonaro e Tarcísio

O ministro da Fazenda associou a medida de Trump à postura do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que, segundo Haddad, teria dado declarações sugerindo que a situação só se resolveria com um “perdão” político.

“Isso leva todos nós a crer que há uma tentativa deliberada de medição de forças internas. Até a extrema direita vai ter que reconhecer, mais cedo ou mais tarde, que deu um tiro no pé.”

Sobre o governador de São Paulo, Haddad foi incisivo:

“Ou bem uma pessoa é candidata à presidência, ou é candidata a vassalo. E não há espaço para vassalagem no Brasil desde 1822. Ajoelhar diante de uma agressão unilateral não é aceitável.”

Alinhamento com o Brics e autonomia nas relações

Haddad também comentou sobre as ameaças de Trump ao Brics, bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, reforçando que o país não precisa se alinhar cegamente a nenhum grupo de poder global:

“O Brasil tem tamanho e história para manter parcerias diversas. Continuamos abertos ao diálogo com os EUA, mas com base no respeito mútuo e nos interesses econômicos compartilhados.”

Lula defende reciprocidade

A tarifa de 50% sobre produtos brasileiros — a mais alta entre as 22 nações notificadas por Trump — provocou reações no governo brasileiro. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o país não aceitará ser tutelado e que a resposta virá com base na Lei da Reciprocidade Econômica, aprovada durante o primeiro mandato de Trump.

A nova política tarifária do governo republicano prevê sanções a partir de 1º de agosto para países que não firmarem acordos comerciais com os EUA. Para o Brasil, Trump estabeleceu a taxa máxima, enquanto outros países, como as Filipinas, foram notificados com tarifas de 20%.

Tarifa de 50%: entenda o impacto

A tarifa anunciada por Trump atinge produtos exportados pelo Brasil, afetando setores como:

  • Agropecuária (carne, sebo e suco de laranja)

  • Celulose e papel

  • Minérios e aço

A medida tem potencial de elevar os custos dos produtos brasileiros nos EUA, comprometendo a competitividade e ampliando a tensão comercial.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: