Campo Grande (MS), Quarta-feira, 02 de Julho de 2025

Cotidiano / Justiça

Corpo de Juliana Marins chega ao Rio seis dias após resgate na Indonésia

Família exige nova autópsia para investigar possíveis falhas no socorro prestado por autoridades locais

01/07/2025

19:40

DA REDAÇÃO

Chegada no Galeão do Corpo da niteroiense que morreu na Indonésia, Juliana — Foto: Alexandre Cassiano

O corpo da brasileira Juliana Marins, de 26 anos, chegou ao Rio de Janeiro nesta terça-feira (1º), seis dias após ser resgatado no Monte Rinjani, na Indonésia, onde ela morreu durante uma trilha. A jovem será submetida a uma nova autópsia nesta quarta-feira (2), no Instituto Médico Legal (IML) Afrânio Peixoto, com acompanhamento da Polícia Federal e de um representante da família, conforme decisão da Justiça Federal.

O translado internacional foi feito por um voo da Emirates até São Paulo e, de lá, pela Força Aérea Brasileira (FAB) até a Base Aérea do Galeão, no Rio.

A família aguarda o laudo de uma nova perícia oficial brasileira para esclarecer o horário exato da morte e se houve omissão no resgate realizado pelas autoridades indonésias.

“Agora vamos poder dar um encerramento digno”

A chegada do corpo emocionou familiares que aguardavam no aeroporto. “Sensação de alívio. Agora vamos poder dar a esse infortúnio um encerramento digno”, declarou o pai de Juliana, Manoel Marins, ao jornal O Globo.

O pedido da nova autópsia foi feito pela Defensoria Pública da União (DPU) após questionamentos da família sobre a atuação das equipes de resgate na Indonésia. A autorização foi concedida pela 7ª Vara Federal de Niterói, que também envolveu a Polícia Federal e o Governo do Estado do Rio de Janeiro na operação.

Pontos ainda não esclarecidos pela autópsia feita na Indonésia

A primeira autópsia, realizada pelo Hospital Bali Mandara em Denpasar (Indonésia), apontou trauma contuso como causa da morte — com fraturas, hemorragia interna e lesões múltiplas. Mas o laudo não apresentou:

  • Local exato da queda fatal;

  • Momento preciso da morte;

  • Número de quedas sofridas;

  • Diferença entre horário estimado pela equipe de resgate e o cálculo do legista.

“Não queríamos dar mais esse passo, mas entendemos ser necessário para saber o que realmente aconteceu com a Juliana”, afirmou Mariana Marins, irmã da publicitária.

Contradições no laudo indonésio e apelos por nova perícia

O legista indonésio estimou que Juliana tenha morrido até 20 minutos após o trauma, com base nas lesões observadas. No entanto, imagens feitas por turistas mostraram a jovem ainda se movendo cerca de três horas após cair na trilha, o que levanta dúvidas sobre o tempo real de sobrevida após o acidente.

A divergência entre a hora da morte apontada pelo hospital e a informação do órgão de resgate da Indonésia (Basarnas) — que alegou ter encontrado Juliana já sem vida no dia anterior — é outro ponto questionado.

Entenda a cronologia da chegada ao Brasil

  • Domingo (29/06): Família relata atraso no envio do corpo; Emirates alega superlotação no bagageiro.

  • Segunda-feira (30/06): Pai de Juliana chega ao Brasil, mas corpo segue retido.

  • Terça-feira (01/07): Corpo chega a São Paulo às 17h10 e ao Rio às 19h40, em voo da FAB.

  • Quarta-feira (02/07): Nova autópsia será realizada no IML do Rio de Janeiro.

Justiça brasileira deve analisar suposta negligência

A DPU afirma que a certidão de óbito emitida pela Embaixada do Brasil em Jacarta “não trouxe informações conclusivas”. A nova autópsia, solicitada com urgência, pretende preservar elementos essenciais para eventual responsabilização por negligência.

A ação foi movida com apoio da prefeitura de Niterói, por meio do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), e deve subsidiar novas medidas legais.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: