Campo Grande (MS), Terça-feira, 01 de Julho de 2025

Internacional / Direitos Humanos

Governo brasileiro atende pedido da família e autoriza nova autópsia no corpo de Juliana Marins

Brasileira morreu durante trilha em vulcão na Indonésia; exame no Brasil buscará esclarecer se houve omissão de socorro

30/06/2025

18:00

DA REDAÇÃO

©REPRODUÇÃO

O governo federal anunciou, nesta segunda-feira (30), que irá cumprir voluntariamente a solicitação de uma nova autópsia no corpo da brasileira Juliana Marins, que morreu no dia 21 de junho durante uma trilha no vulcão Rinjani, na Indonésia. A decisão foi comunicada pela Advocacia-Geral da União (AGU) à 7ª Vara Federal de Niterói, após pedido formal feito pela Defensoria Pública da União (DPU).

Segundo as autoridades, o corpo de Juliana deve chegar ao Brasil nesta terça-feira (1º) e o novo exame necroscópico será realizado em até seis horas após o desembarque, para preservar evidências sobre a causa da morte. O procedimento poderá ajudar a esclarecer se houve omissão de socorro por parte das autoridades locais.

Nova autópsia atende apelo da família

A decisão do governo brasileiro, segundo a AGU, atende a uma orientação direta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O procurador-regional da União da 2ª Região, Glaucio de Lima e Castro, declarou que a medida foi tomada com base em princípios humanitários:

“Devido à natureza da demanda, compreendeu-se que a postura mais adequada seria a de colaborar para que as providências solicitadas pudessem ser operacionalizadas com celeridade e efetividade.”

A AGU também solicitou uma audiência de urgência com a DPU e o governo do Rio de Janeiro para definir as responsabilidades pelo transporte e execução do exame. A Polícia Federal já se colocou à disposição para auxiliar no traslado até o Instituto Médico Legal (IML) responsável.

Dúvidas sobre a morte e suspeita de omissão

A primeira autópsia foi realizada em 26 de junho, no hospital de Bali. O laudo apontou que Juliana teria morrido no mesmo dia da queda, devido a um traumatismo grave. No entanto, imagens feitas por drones de turistas no local indicam que ela poderia ter sobrevivido por horas ou até dias, sem receber socorro adequado.

A certidão de óbito emitida pela Embaixada do Brasil em Jacarta não esclareceu o horário exato da morte, o que levou a Defensoria Pública a requisitar a nova perícia no Brasil.

A principal dúvida é se houve omissão de socorro por parte das autoridades indonésias, o que pode configurar responsabilidade civil e criminal internacional.

Caso com repercussão internacional

Juliana Marins era turista brasileira e realizava uma trilha no vulcão Rinjani, uma das principais atrações naturais da Indonésia. Ela caiu durante o trajeto, e seu corpo só foi resgatado três dias depois, em 24 de junho.

A família de Juliana tem cobrado explicações públicas e apoio do governo brasileiro. O caso vem ganhando ampla repercussão, especialmente após contradições nos relatos locais e a demora no resgate. A nova autópsia no Brasil é vista como um passo crucial para esclarecer os fatos e garantir justiça.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: