Campo Grande (MS), Quinta-feira, 15 de Maio de 2025

Política / Justiça

Flávio Dino diz que STF não fere separação de Poderes ao manter ação contra Ramagem

Ministro responde à Câmara e reforça autoridade da Corte para julgar crimes mesmo com decisão parlamentar contrária

14/05/2025

18:00

DA REDAÇÃO

O ministro do STF, Flávio Dino, durante sessão plenária na Suprema Corte. — Foto: Fellipe Sampaio/STF

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), rebateu nesta quarta-feira (15) as críticas feitas pela Câmara dos Deputados sobre a decisão da Primeira Turma da Corte que manteve três dos cinco crimes na ação penal contra o deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ). Dino afirmou que o posicionamento não viola a separação entre os Poderes, como alegado pela presidência da Câmara.

“Se o Supremo não puder analisar um entendimento da Câmara, estaríamos diante da dissolução da República”, argumentou Dino, durante sessão do STF.

A declaração foi feita em resposta ao recurso protocolado no STF pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), que pede que o plenário da Corte analise a decisão da Turma e restabeleça a suspensão completa da ação penal contra Ramagem, conforme aprovado pelos deputados.

Entenda o caso

Alexandre Ramagem é réu na ação que investiga a tentativa de golpe de Estado promovida pela cúpula do governo Bolsonaro. Ele foi chefe da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) à época. A Câmara aprovou, por maioria, a suspensão integral do processo, alegando imunidade parlamentar.

No entanto, a Primeira Turma do STF decidiu que a Câmara só pode suspender o andamento da ação sobre crimes cometidos após a diplomação do deputado, ocorrida em dezembro de 2022. Com isso, apenas dois crimes foram suspensos:

  • Dano qualificado ao patrimônio público

  • Deterioração de patrimônio tombado

Os outros três crimes, segundo o STF, permanecem ativos no processo, por terem sido cometidos antes do mandato parlamentar:

  • Abolição violenta do Estado Democrático de Direito

  • Tentativa de golpe de Estado

  • Organização criminosa

Reação de Hugo Motta

No recurso apresentado por meio de uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF), a Câmara alega que a decisão da Primeira Turma viola a imunidade parlamentar e ultrapassa os limites constitucionais da Corte.

“Não cabe ao Judiciário substituir-se ao juízo político do Parlamento quanto à conveniência da sustação, nem quanto à sua extensão”, escreveu Motta.

Flávio Dino responde

Flávio Dino, que integrou a sessão da Primeira Turma e defende o entendimento adotado, considerou equivocado o argumento da Câmara. Segundo ele, o STF tem competência para analisar e manter processos penais, especialmente quando os crimes são anteriores ao exercício do mandato parlamentar.

“Cada Poder com sua moeda, seu hino e sua lei? Isso não é separação, é fragmentação da República”, ironizou o ministro, ao rebater a tese de intervenção do Legislativo no Judiciário.

O caso agora deverá ser analisado pelo plenário do STF, que decidirá se mantém ou não a decisão da Primeira Turma.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: