Campo Grande (MS), Terça-feira, 06 de Maio de 2025

Política / Justiça

Fraude bilionária: INSS abre investigação contra 12 entidades por desvios em benefícios de aposentados

Mais de R$ 6 bilhões teriam sido cobrados indevidamente; apuração tem prazo de 180 dias e pode levar a sanções administrativas

06/05/2025

07:15

DA REDAÇÃO

Prédio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Brasília Prédio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Brasília

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) instaurou Processos Administrativos de Responsabilização (PAR) contra 12 entidades suspeitas de fraudes bilionárias envolvendo aposentados e pensionistas. A medida foi oficializada por meio de portarias assinadas pelo corregedor-geral substituto do INSS, José Alberto de Medeiros Landim, publicadas no Diário Oficial da União desta segunda-feira (5).

Investigação e prejuízo estimado

Segundo a Polícia Federal (PF) e a Controladoria-Geral da União (CGU), os desvios teriam causado prejuízo de R$ 6,3 bilhões, entre 2019 e 2024, a partir de cobranças indevidas de mensalidades e contribuições feitas por sindicatos e entidades associativas sem autorização dos beneficiários.

O escândalo resultou na queda do presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, e do ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, em meio à crise de confiança no sistema previdenciário federal.

Entidades sob investigação:

As 12 entidades sob investigação administrativa são:

  • Associação no Brasil de Aposentados e Pensionistas da Previdência Social (APBRASIL)

  • Associação Brasileira dos Aposentados e Pensionistas e Idosos (ASBRAPI)

  • Confederação Brasileira dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura (CBPA)

  • Associação de Suporte Assistencial e Beneficente para Aposentados Servidores e Pensionistas do Brasil (ASABASP)

  • Centro de Estudos dos Benefícios dos Aposentados e Pensionistas (CEBAP)

  • Caixa de Assistência aos Aposentados e Pensionistas (CAAP)

  • Associação dos Aposentados e Pensionistas dos Regimes Geral da Previdência Social (AAPS)

  • Associação dos Aposentados e Pensionistas do Brasil (AAPB)

  • AAPN Benefícios – AAPEN (ABSP)

  • União Nacional de Auxílio aos Servidores Públicos (UNASPUB)

  • Associação de Aposentados Mutualista para Benefícios Coletivos (AMBEC)

  • Associação de Proteção e Defesa dos Direitos dos Aposentados e Pensionistas – APDAP PREV (ACOLHER)

O prazo para conclusão dos processos administrativos é de 180 dias, podendo resultar em sanções como descredenciamento, multas e ressarcimento ao erário.

Ressarcimento aos aposentados

Em entrevista à CNN, o novo presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, afirmou que o ressarcimento aos aposentados será feito de forma “rápida e sem burocracia”. Segundo ele, o plano está sendo desenvolvido com apoio da Advocacia-Geral da União (AGU) e do Dataprev.

“O que a gente podia fazer para acelerar o processo de reparação do dano está sendo feito”, garantiu Waller.

O governo federal já lançou um canal específico para que aposentados e pensionistas solicitem o ressarcimento diretamente, sem necessidade de ação judicial. A medida faz parte do Plano de Devolução de Descontos Indevidos, anunciado após o avanço da Operação Sem Desconto, da PF.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: