Campo Grande (MS), Sábado, 03 de Maio de 2025

Política / Previdência Social

Novo ministro da Previdência recebe de Lula missão de combater fraudes no INSS e resolver fila de espera

Wolney Queiroz substitui Carlos Lupi e terá de implementar medidas para proteger aposentados e garantir ressarcimento dos descontos irregulares

03/05/2025

08:30

DA REDAÇÃO

A ministra Gleisi Hoffmann, o ministro Wolney Queiroz e o presidente Lula — Foto: Divulgação/Ricardo Stuckert

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu posse ao novo ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, com a missão prioritária de implantar mecanismos contra fraudes em aposentadorias e pensões do INSS e de encontrar soluções para a fila de espera por benefícios, que segue em alta. Wolney assume o cargo após a saída de Carlos Lupi, que pediu demissão em meio à crise provocada pelos descontos irregulares aplicados por sindicatos em aposentadorias.

Ex-deputado federal por seis mandatos e secretário-executivo da pasta desde o início do governo Lula, Wolney foi nomeado oficialmente nesta sexta-feira (2) e se reuniu com o presidente no Palácio do Planalto. A expectativa do governo é de que ele promova uma reestruturação do sistema e avance no combate às irregularidades identificadas pela Operação Sem Desconto, da Polícia Federal (PF) e Controladoria-Geral da União (CGU).

Fila do INSS ultrapassa 2 milhões de pedidos

Além das fraudes, o novo ministro também terá de enfrentar o desafio de reduzir a fila de espera do INSS, que fechou o ano de 2024 com 2,042 milhões de requerimentos pendentes de análise. A promessa de Lula durante a campanha de 2022 era zerar a fila, mas os números revelam crescimento desde então:

  • Dezembro de 2023: 1,545 milhão de pedidos

  • Junho de 2024: 1,353 milhão

  • Dezembro de 2024: 2,042 milhões

Por ter ocupado a função de número 2 da pasta, Wolney é considerado corresponsável pelas decisões anteriores e agora terá de liderar um plano de ação para resolver os gargalos da gestão previdenciária.

Ressarcimento e nova regulamentação de descontos

Outra responsabilidade do novo ministro será coordenar o processo de devolução dos recursos desviados por entidades suspeitas de fraudar descontos indevidos nos benefícios do INSS. A Advocacia-Geral da União (AGU) está finalizando um plano de ressarcimento, que deve ser entregue à Casa Civil na próxima semana.

Na mesma linha, o novo presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, anunciou a abertura de procedimentos de responsabilização contra as entidades envolvidas nas irregularidades. Já está em vigor, desde terça-feira (30), o despacho que suspende todos os convênios de desconto de mensalidades sindicais em aposentadorias e pensões, até que haja uma reavaliação completa da legalidade dos acordos.

Durante audiência na Câmara, dias antes de sua saída, Carlos Lupi defendeu o fim definitivo do modelo atual de descontos automáticos, como forma de evitar novas fraudes.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: