Campo Grande (MS), Sábado, 03 de Maio de 2025

Política / Previdência Social

Wolney Queiroz assume Ministério da Previdência após saída de Lupi em meio a escândalo no INSS

Ex-deputado federal e secretário-executivo da pasta, Queiroz foi escolhido por Lula após crise causada por fraudes que desviaram até R$ 6,3 bilhões

02/05/2025

17:00

DA REDAÇÃO

Deputado federal Wolney Queiroz (PDT-PE) — Foto: Vinicius Loures / Câmara dos Deputados/Divulgação

O ex-deputado federal Wolney Queiroz será o novo ministro da Previdência Social, conforme anunciou nesta sexta-feira (2) o Palácio do Planalto. Ele assume o cargo no lugar de Carlos Lupi, que pediu demissão após o avanço das investigações sobre um esquema bilionário de fraudes nos benefícios do INSS.

Wolney Queiroz exercia até então a função de secretário-executivo do ministério, considerado o segundo cargo mais importante da pasta. A exoneração de Lupi e a nomeação de Queiroz serão publicadas em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) ainda hoje, segundo informou o governo.

Quem é Wolney Queiroz

Natural de Caruaru (PE), Wolney Queiroz Maciel é filiado ao PDT, mesmo partido presidido por Carlos Lupi, e exerceu seis mandatos consecutivos como deputado federal por Pernambuco entre 1995 e 2022. No último mandato, liderou o bloco de oposição ao governo Bolsonaro na Câmara dos Deputados.

Em 2022, tentou a reeleição, mas não obteve êxito nas urnas. Mesmo assim, assumiu o cargo de número dois do Ministério da Previdência no atual governo, e agora será promovido ao comando da pasta.

Com experiência legislativa e alinhamento ao campo progressista, Wolney terá o desafio de reconstruir a credibilidade da pasta, abalada pelo escândalo que envolveu o INSS.


Entenda o escândalo no INSS

A crise que levou à saída de Lupi envolve um esquema de descontos indevidos em benefícios do INSS, operado por associações e sindicatos que cadastravam aposentados sem autorização, utilizando assinaturas falsas.

A Operação Sem Desconto, deflagrada pela Polícia Federal (PF) e pela Controladoria-Geral da União (CGU), estima que entre 2019 e 2024, o prejuízo causado pelo esquema chegue a R$ 6,3 bilhões.

Detalhes da investigação:

  • A fraude teve início durante o governo Jair Bolsonaro;

  • Foram afastados o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, e cinco servidores públicos;

  • Seis pessoas ligadas a uma associação de Sergipe foram presas;

  • Foram apreendidos carros de luxo (incluindo uma Ferrari), joias, dinheiro em espécie e quadros valiosos.

A PF aponta o lobista Antonio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”, como principal operador do esquema. Ele é sócio de 22 empresas registradas no mesmo endereço, em Taguatinga (DF).


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: