Campo Grande (MS), Terça-feira, 08 de Abril de 2025

Brasil / Saúde

Lula toma vacina contra a gripe e lança campanha nacional de imunização com meta de 90% de cobertura

Brasil investe R$ 1,3 bilhão em mais de 73 milhões de doses para proteger grupos prioritários e retomar alta cobertura vacinal

07/04/2025

15:00

SECOM

DA REDAÇÃO

Presidente Lula sendo vacinado durante evento em Montes Claros: exemplo e aposta na imunização ©Ricardo Stuckert / PR

No Dia Mundial da Saúde, comemorado nesta segunda-feira (7), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi vacinado contra a gripe durante visita a Montes Claros (MG), marcando simbolicamente o início da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza 2025. A ação busca reforçar o compromisso do Governo Federal com a saúde pública e com o retorno da alta cobertura vacinal no país.

“Hoje é Dia Mundial da Saúde e a data marca o início da campanha nacional de vacinação contra a gripe! E é claro que eu não ia ficar fora dessa. Já estou com meu cartão atualizado. E tem mais! Agora, a vacina da gripe estará disponível o ano inteiro!”, escreveu Lula em suas redes sociais.

A campanha deste ano tem como meta imunizar 90% dos grupos prioritários, o equivalente a cerca de 50 milhões de pessoas. O Ministério da Saúde adquiriu 73,6 milhões de doses da vacina trivalente, que protege contra os vírus H1N1, H3N2 e tipo B.

💉 Público-alvo prioritário:

  • Crianças de 6 meses a menores de 6 anos

  • Gestantes e puérperas

  • Idosos com 60 anos ou mais

  • Trabalhadores da saúde

  • Professores (básico e superior)

  • Povos indígenas

  • Pessoas em situação de rua

  • Profissionais das Forças de Segurança, Salvamento e Forças Armadas

  • Pessoas com doenças crônicas ou condições clínicas especiais

  • Pessoas com deficiência permanente

  • Caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo e portuários

  • População privada de liberdade e adolescentes sob medidas socioeducativas

📍 Estratégia de vacinação por região:

  • Primeiro semestre: Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste

  • Segundo semestre: Região Norte, durante o “inverno amazônico”

A vacina é segura, eficaz e gratuita pelo SUS, podendo ser administrada junto a outras vacinas do calendário nacional. É contraindicada apenas para crianças menores de 6 meses e pessoas com histórico grave de reações anteriores.

📈 Avanços na saúde e retomada de programas

Durante o evento, o presidente Lula e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciaram também novos investimentos e balanços dos programas retomados desde 2023:

  • Mais Médicos: mais de 26 mil profissionais atuando em 4.500 municípios

  • Farmácia Popular: voltou a oferecer 100% dos 41 itens de forma gratuita

  • SAMU: entrega de ambulâncias multiplicada por cinco, com meta de atender 100% das cidades até 2026

  • Cirurgias eletivas: mais de 14 milhões realizadas em 2024, recorde histórico

  • Saúde Bucal: triplicado o investimento, com mais de 4.300 novas equipes do Brasil Sorridente

  • Novo PAC na Saúde: R$ 31,5 bilhões em investimentos para ampliar hospitais, policlínicas e centros de saúde

Segundo o Unicef, o Brasil deixou a lista de países com mais crianças não vacinadas, com aumento da cobertura em 15 das 16 vacinas infantis.

“Entre as coisas mais importantes para salvar vidas está a vacinação. A imunização é uma das estratégias mais eficazes para garantir saúde pública”, afirmou Padilha.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: