Política Internacional
Trump parabeniza Lula pelos 80 anos e diz que reunião foi “ótima”
Presidentes reforçam tom diplomático após encontro na Malásia e indicam continuidade das negociações comerciais entre EUA e Brasil
27/10/2025
11:15
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, elogiou nesta segunda-feira (27) a reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), realizada no domingo (26) durante a Cúpula do Leste Asiático, em Kuala Lumpur, na Malásia. Em conversa com jornalistas a bordo do Air Force One, Trump classificou o encontro como “ótimo” e aproveitou para parabenizar Lula pelos 80 anos, completados neste mesmo dia.
“Tivemos uma ótima reunião. Vamos ver o que acontece. Não sei se alguma coisa vai acontecer, mas veremos. Eles gostariam de fechar um acordo. No momento, estão pagando, acho, 50% de tarifa. Mas tivemos uma ótima reunião”, afirmou o republicano, em tom otimista.
O diálogo entre os dois líderes ocorre em meio às negociações para reduzir as tarifas impostas pelos EUA às exportações brasileiras, uma das principais pautas da viagem presidencial de Lula à Ásia.
Trump aproveitou a entrevista para elogiar a vitalidade de Lula e manifestar apreço pessoal.
“Quero desejar feliz aniversário ao presidente. Hoje é o aniversário dele. Ele é um cara muito vigoroso, na verdade, e fiquei muito impressionado. Feliz aniversário!”, declarou o presidente americano, segundo transcrição divulgada pela Casa Branca.
A mensagem reforçou o tom amistoso do encontro, marcado por cordialidade e foco em acordos econômicos, apesar das diferenças políticas e ideológicas entre os dois chefes de Estado.
Também na Malásia, Lula comentou o diálogo com Trump e destacou que a conversa foi “positiva e respeitosa”, além de reafirmar que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é “coisa do passado”.
“Disse pra ele que foi um julgamento sério, com provas contundentes. Expliquei a gravidade do que tentaram fazer — o plano para matar a mim, meu vice e o ministro Alexandre de Moraes. Ele sabe que ‘rei morto, rei posto’. Bolsonaro faz parte do passado”, afirmou Lula.
O presidente brasileiro reiterou que a relação com os Estados Unidos será de cooperação e pragmatismo, baseada em interesses econômicos e diplomáticos mútuos.
“Quem imaginava que não ia ter relação entre Brasil e Estados Unidos, perdeu. Vai ter — e vai ser produtiva para os dois países e para a democracia”, declarou o petista.
Segundo fontes do Ministério das Relações Exteriores, as equipes técnicas dos dois países continuarão nas próximas semanas a discutir um acordo para reverter o tarifaço norte-americano, com reuniões setoriais envolvendo comércio, energia e tecnologia.
O gesto de Trump é visto como um recomeço diplomático nas relações bilaterais, que haviam sido abaladas durante o governo Bolsonaro.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
O Prêmio Nobel da Paz e a democracia
Leia Mais
Palito de dente faz mal? Especialista alerta para os riscos e orienta alternativas seguras
Leia Mais
Trump afirma que os EUA ajudaram Milei a vencer eleições legislativas na Argentina
Leia Mais
Trump descarta possibilidade de concorrer como vice-presidente em 2028
Municípios