Política Internacional
Trump descarta possibilidade de concorrer como vice-presidente em 2028
“As pessoas não gostariam disso”, disse o republicano durante viagem pela Ásia
27/10/2025
10:15
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afastou nesta segunda-feira (27) qualquer possibilidade de disputar as eleições de 2028 como vice-presidente, hipótese levantada por um repórter durante entrevista a bordo do avião presidencial, no contexto de sua viagem pela Ásia.
Questionado sobre a legalidade da proposta, Trump respondeu com bom humor:
“Sim, eu poderia fazer isso, mas não faria. Eu descartaria essa possibilidade porque é esperta demais. Não seria certo. As pessoas não gostariam disso.”
O comentário faz referência à limitação constitucional que impede um terceiro mandato presidencial, embora não haja impedimento formal para que um ex-presidente concorra como vice.
O tema voltou à pauta após discussões entre juristas norte-americanos sobre brechas legais na 22ª Emenda da Constituição dos EUA, que proíbe um presidente de ser eleito mais de duas vezes, mas não menciona explicitamente a candidatura a vice.
Trump, porém, rejeitou a ideia de tentar contornar o dispositivo legal e enfatizou que o foco da Casa Branca está em manter estabilidade política e econômica nos Estados Unidos.
“Não seria certo. Isso é esperto demais”, afirmou o republicano, encerrando o assunto com risos entre os repórteres.
As declarações foram dadas durante a viagem de Trump pela Ásia, que incluiu compromissos oficiais na Malásia, Cingapura e Filipinas. O presidente tem buscado reforçar alianças estratégicas na região e negociações comerciais bilaterais, em meio à escalada de tensões internacionais.
A visita também coincidiu com encontros de alto nível com outros líderes, entre eles o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, durante a Cúpula da ASEAN em Kuala Lumpur.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Trump parabeniza Lula pelos 80 anos e diz que reunião foi “ótima”
Leia Mais
Trump afirma que os EUA ajudaram Milei a vencer eleições legislativas na Argentina
Leia Mais
Dores no quadril podem ser alerta de câncer de próstata, alerta especialista
Leia Mais
Lula sobre reunião com Trump: “Logo, logo não haverá problema entre EUA e Brasil”
Municípios