Política / Eleições 2026
Caiado lança pré-candidatura à presidência com foco em segurança pública e críticas a Lula e Bolsonaro
Governador de Goiás reforça discurso conservador, se diferencia de Bolsonaro e ataca PEC da Segurança em evento na Bahia
04/04/2025
22:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), oficializou nesta sexta-feira (4) sua pré-candidatura à Presidência da República em evento realizado em Salvador (BA). Durante o lançamento, Caiado adotou discurso firme em defesa da segurança pública, criticou duramente o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e se diferenciou de maneira sutil do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), sem citá-lo diretamente.
“O Caiado já desmascarou o presidente Lula na frente dele dizendo: ‘Você quer tirar prerrogativa de Estado, isso aí é presente para a bandidagem’”, afirmou o governador, ao criticar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública, idealizada pelo ministro Ricardo Lewandowski. A proposta prevê a criação de um sistema unificado de segurança, nos moldes do SUS, integrando União, estados e municípios.
Durante o evento, marcado pela ausência de líderes nacionais do União Brasil, Caiado se posicionou contra a centralização das decisões em Brasília. “Não existe estado democrático de direito onde o governo é complacente com o crime”, disse, em tom enfático.
Sem mencionar diretamente o ex-presidente Jair Bolsonaro, Caiado afirmou que pretende exercer a Presidência “com liturgia”, respeitando a harmonia entre os poderes e evitando confrontos institucionais. “Não sou candidato de bolso de colete, nem de barra de saia de ninguém. Eu sou candidato e vou para o povo”, disparou.
Caiado também atacou a gestão petista, dizendo que o governo perdeu a conexão com a juventude e não sabe governar. “Lula, você não dá conta de governar”, afirmou. Ele criticou os juros altos, a inflação e também ironizou a atuação da ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, afirmando que “a única coisa que ela não sabe é articular”.
A ausência do presidente nacional do União Brasil, Antônio Rueda, evidenciou a falta de apoio integral dentro do partido à candidatura de Caiado. O governador, no entanto, foi apoiado pelo ex-prefeito de Salvador, ACM Neto. Nos bastidores, parlamentares do União Brasil, como o senador Efraim Filho (PB), já manifestaram que a sigla só apoiará Caiado caso ele demonstre viabilidade eleitoral.
A segurança pública, tema apontado por 29% da população como o maior problema do país segundo a última pesquisa Genial/Quaest, será o eixo central da campanha de Caiado, que busca ocupar o espaço da direita conservadora em 2026. O governador também tem se distanciado do bolsonarismo e já protagonizou disputas locais com aliados do ex-presidente.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Exército abre 440 vagas para curso de formação de oficiais com salário de até R$ 7,3 mil
Leia Mais
Obama quebra o silêncio sobre casamento com Michelle em meio a rumores de crise
Leia Mais
Angelina Jolie visita reserva na Amazônia e destaca importância da preservação ambiental
Leia Mais
Gloria Perez revela veto da Globo à novela com temática sobre aborto
Municípios