Campo Grande (MS), Sexta-feira, 04 de Abril de 2025

Saúde

Março Lilás alerta: câncer do colo do útero é o único prevenível por vacina

Campanha reforça importância da vacinação contra o HPV e de exames regulares para reduzir mortes e casos no Brasil

26/03/2025

07:45

VRF COM

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

Durante o Março Lilás, mês de conscientização sobre o câncer de colo do útero, especialistas reforçam que este é o único tipo de câncer ginecológico com prevenção comprovada por vacina. Apesar disso, a doença ainda apresenta índices preocupantes no Brasil e no mundo.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), são estimados 17 mil novos casos e cerca de seis mil mortes em 2025 no país. No ranking nacional, o câncer do colo do útero é o terceiro mais comum entre mulheres, atrás apenas do câncer de mama e do colorretal.

HPV: principal causa e alvo da prevenção

Mais de 90% dos casos da doença estão associados ao HPV (papilomavírus humano), vírus sexualmente transmissível que pode provocar alterações celulares responsáveis pelo surgimento do tumor.

“A melhor forma de prevenir o câncer de colo do útero é a imunização, além do uso de preservativos e dos acompanhamentos ginecológicos periódicos”, afirma o oncologista Saulo Terra, do Hospital e Maternidade São Luiz São Caetano, da Rede D’Or.

A vacina contra o HPV está disponível gratuitamente no SUS para meninas e meninos de 9 a 14 anos, além de pessoas imunocomprometidas entre 9 e 45 anos. Já na rede privada, há também a vacina nonavalente, com proteção ampliada contra nove subtipos do vírus.

Exames de rastreio garantem diagnóstico precoce

Além da vacinação, o exame preventivo é essencial para detecção precoce da doença.

“O Ministério da Saúde recomenda que mulheres entre 25 e 64 anos façam o Papanicolau. Se dois exames consecutivos derem resultado normal, o intervalo pode ser de três anos”, explica o oncologista.

A doença é silenciosa nos estágios iniciais, mas pode apresentar sintomas em fases avançadas, como:

  • Sangramento fora do período menstrual

  • Secreção vaginal anormal

  • Dor pélvica

  • Sangramento após a relação sexual

Tratamento depende do estágio e perfil da paciente

O tratamento varia conforme o estágio da doença, localização do tumor, idade e desejo reprodutivo. Pode incluir:

  • Cirurgia

  • Radioterapia

  • Quimioterapia

“Lesões iniciais podem ser tratadas com técnicas menos invasivas, reforçando a importância do rastreamento regular”, alerta o médico.

O Hospital São Luiz São Caetano, da Rede D’Or, é referência em tratamentos de alta complexidade na região do ABC paulista, com equipe especializada e tecnologia de ponta.

Homens também devem se prevenir

O oncologista destaca que homens também precisam se vacinar contra o HPV, que pode causar câncer de pênis, orofaringe e ânus, além de contribuir para a transmissão às parceiras.

“A imunização e o rastreamento são as chaves para salvar milhares de vidas. A campanha Março Lilás é uma oportunidade de ouro para espalhar informação correta e incentivar o diagnóstico precoce”, finaliza Saulo Terra.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: