Justiça Eleitoral / Política
TRE-SP mantém cassação do diploma de Carla Zambelli e inelegibilidade por oito anos
Deputada foi condenada por divulgar desinformação sobre o processo eleitoral e por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação
25/03/2025
19:00
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) rejeitou, nesta terça-feira (26), os recursos apresentados pela defesa da deputada federal Carla Zambelli (PL) e manteve a cassação de seu diploma parlamentar e a inelegibilidade por oito anos, a partir das eleições de 2022.
A decisão confirma o julgamento ocorrido em janeiro deste ano, em resposta à ação movida pela deputada Sâmia Bomfim (PSOL), que acusou Zambelli de divulgar informações falsas sobre o processo eleitoral, além de abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação durante a campanha.
O relator do caso, desembargador Encinas Manfré, rejeitou todos os argumentos da defesa. Em seu voto, apontou que as ações da parlamentar representaram "graves condutas com elevada repercussão", e que houve "difusão de informações falsas e descontextualizadas", caracterizando abuso dos meios de comunicação.
“A gravidade dos fatos é incontestável, e o uso sistemático de desinformação compromete a integridade do processo democrático”, afirmou o magistrado.
Com a manutenção da cassação e da inelegibilidade, Carla Zambelli ainda pode recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os embargos de declaração foram rejeitados por unanimidade, o que sinaliza forte entendimento da Corte regional quanto à responsabilização da parlamentar.
A decisão impede, por ora, que a deputada concorra em qualquer eleição até 2030, salvo se obtiver uma reversão da decisão nos tribunais superiores.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Bolsonaro é internado com dores intestinais no RN e descarta cirurgia por enquanto
Leia Mais
Trump revoga restrições em chuveiros e diz que medida é pela “liberdade no banho”
Leia Mais
STF autoriza prisão domiciliar de Chiquinho Brazão por motivos de saúde
Leia Mais
Caderneta de Saúde da Criança ganha versão digital no app Meu SUS Digital
Municípios