Campo Grande (MS), Segunda-feira, 21 de Abril de 2025

MANIFESTAÇÃO

Bolsonaro pede anistia para condenados do 8 de janeiro em ato em Copacabana

Manifestação reuniu cerca de 18,3 mil pessoas, segundo pesquisadores da USP, e interditou trecho da Avenida Atlântica

16/03/2025

11:00

G1

DA REDAÇÃO

Ex-presidente Jair Bolsonaro em ato em Copacabana na manhã deste domingo (16) — Foto: Betinho Casas Novas / TV Globo

Apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro se reuniram na manhã deste domingo (16) na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, em um ato convocado para pedir a anistia dos envolvidos nos ataques de 8 de janeiro de 2023. Segundo pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), a manifestação reuniu 18,3 mil pessoas em seu ponto máximo. Já a Polícia Militar do Rio estimou um público de 400 mil manifestantes.

O protesto interditou um trecho da Avenida Atlântica, entre as ruas Barão de Ipanema e Xavier da Silveira.

🗣️ Discursos e participação de políticos

Além de Bolsonaro, o ato contou com a presença de governadores e líderes políticos da direita, como:
Cláudio Castro (Rio de Janeiro)
Tarcísio de Freitas (São Paulo)
Jorginho Mello (Santa Catarina)
Mauro Mendes (Mato Grosso)
Senador Flávio Bolsonaro
Senador Magno Malta
Valdemar Costa Neto (presidente do PL)
Silas Malafaia (pastor e coordenador do evento)

📌 Pautas do evento e declarações de Bolsonaro

Em seu discurso, Bolsonaro criticou o STF, pediu anistia para os presos do 8 de janeiro e atacou o governo Lula. Ele também afirmou que não deixará o Brasil, mesmo diante das investigações contra ele.

"Eu jamais esperava um dia estar lutando por anistia de pessoas de bem, que não cometeram nenhum ato de maldade."

"Se deram 17 anos de pena para pessoas humildes, é para justificar uma pena de 28 anos para mim."

Bolsonaro também voltou a questionar as eleições de 2022 e criticou o ministro Alexandre de Moraes, do STF, alegando que foi prejudicado durante a campanha eleitoral.

"Eu não podia mostrar a imagem do Lula defendendo o aborto, nem defendendo ladrão de celular."

O ex-presidente também falou sobre as eleições de 2026, pedindo apoio de seus seguidores:

"Me deem 50% da Câmara e 50% do Senado que eu mudo o destino do nosso Brasil."

📌 Objetivos do protesto

O ato ocorre uma semana antes do julgamento da denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) no STF, que pode tornar Bolsonaro réu por tentativa de golpe de Estado. O evento é visto como uma tentativa de pressionar o Congresso a aprovar o projeto de anistia.

Além de defender a anistia, manifestantes também pediram a saída do presidente Lula e o retorno de Bolsonaro ao poder. O ex-presidente, condenado pela Justiça Eleitoral, está inelegível até 2030.

📊 Condenados pelos atos de 8 de janeiro

Até o momento, o STF já condenou 481 pessoas por participação nos atos golpistas. Desses, 255 foram sentenciados por crimes graves, com penas que chegam a 17 anos e 6 meses de prisão. Outros 542 investigados assinaram acordos de não persecução penal, confessando os crimes em troca de penas alternativas.

Segundo a Advocacia-Geral da União (AGU), os ataques causaram um prejuízo estimado de R$ 26,2 milhões ao patrimônio público.

🔹 Impacto e desdobramentos

O ato de Copacabana marca uma tentativa de rearticulação do bolsonarismo, unindo lideranças da direita para fortalecer a pressão sobre o STF e o Congresso. O debate sobre a anistia deve ganhar ainda mais força nos próximos dias, à medida que Bolsonaro se aproxima do julgamento que pode torná-lo réu.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: