Campo Grande (MS), Segunda-feira, 10 de Fevereiro de 2025

POLÍTICA

Projeto de anistia do 8 de janeiro gera embate no Congresso e tensiona relação com Judiciário

Presidente da Câmara, Hugo Motta, adota cautela sobre o tema

09/02/2025

15:10

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

Antes de ser eleito presidente da Câmara dos Deputados, no último dia 1º de fevereiro, com 444 votos entre os 513 parlamentares, Hugo Motta (Republicanos-PB) evitou conceder entrevistas e adotou uma postura equilibrada sobre a anistia aos condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023.

📢 O parlamentar buscou evitar atritos com as bancadas do PT e do PL, as duas maiores forças da Casa, enquanto mantinha o compromisso de avaliar o projeto de lei que propõe a anistia aos envolvidos na invasão e depredação das sedes dos Três Poderes.


Pesquisas e a interpretação do 8 de janeiro

De acordo com pesquisa do Datafolha (2024), a maioria dos brasileiros vê os eventos do 8 de janeiro de 2023 como um ato de vandalismo (65%), enquanto 30% consideram que houve uma tentativa de golpe de Estado.

📢 O ministro Alexandre de Moraes, relator do caso no Supremo Tribunal Federal (STF), reforçou que os ataques foram uma tentativa de golpe e resultaram em investigações e condenações severas.

políticos da oposição, principalmente da esfera bolsonarista, minimizam os eventos e classificam os envolvidos como vândalos que sofreram penas exageradas.


Processos e condenações pelo 8 de janeiro

📌 Dados do STF sobre os envolvidos:
1.397 pessoas tiveram prisão preventiva decretada.
898 réus já foram responsabilizados até o início de 2024.
527 acusados (59%) firmaram acordos de não persecução penal, evitando a prisão mediante cumprimento de condições como participação em cursos sobre democracia.
Entre os condenados à prisão, 80% receberam penas de pelo menos 14 anos de reclusão.

💡 Principais crimes pelos quais os condenados foram responsabilizados:
Tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito.
Golpe de Estado.
Dano qualificado.
Associação criminosa armada.
Deterioração de patrimônio tombado.
Incitação e associação criminosa.


Hugo Motta adota postura cautelosa sobre a anistia

Na entrevista concedida na sexta-feira (7), Motta afirmou que a discussão sobre a anistia gera tensões com o Judiciário e com o Executivo e, por isso, ele pretende tratar o tema com cautela.

📢 "Não posso dizer que vou pautar [o projeto de anistia] na semana que vem, nem que não vou pautar de jeito nenhum. É um tema que estamos digerindo e conversando, porque o diálogo tem que ser constante."

📢 "Todos que me apoiaram sabiam que eu tinha o apoio do PL e do PT. Não se pode exigir que eu 'desbalanceie' a minha atuação, porque não posso ser incorreto com ninguém."

Com essa declaração, Motta sinaliza que não tomará uma decisão precipitada, evitando desagradar seus aliados tanto na direita quanto na esquerda.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: