POLÍTICA
Lula celebra 8 de janeiro reafirmando defesa da democracia e prometendo justiça
Em evento no Palácio do Planalto, presidente lembra atos de 2023, cita sua paixão pela democracia e destaca compromisso com a memória histórica
08/01/2025
12:22
G1
DA REDAÇÃO
Lula discursa em cerimônia sobre os atos golpistas — Foto: Reprodução
Durante evento realizado no Salão Nobre do Palácio do Planalto para marcar o dia 8 de janeiro, o presidente Lula discursou com veemência sobre a preservação da democracia e a memória dos acontecimentos ocorridos em 2023. “Hoje é dia de dizermos em alto e bom som: ainda estamos aqui. Estamos aqui para dizer que estamos vivos e que a democracia está viva, ao contrário do que planejavam os golpistas de 8 de janeiro de 2023”, declarou Lula.
O presidente enfatizou a importância de lembrar o passado para evitar que tragédias semelhantes se repitam. “Estamos aqui porque é preciso lembrar, para que ninguém esqueça, para que nunca mais aconteça”, completou.
Lula também prometeu punições rigorosas aos responsáveis pelos atos de 8 de janeiro. Segundo ele, todos os envolvidos, incluindo os que teriam planejado o assassinato de figuras importantes como o presidente, o vice-presidente Geraldo Alckmin e o então presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, serão investigados e punidos. “Sempre seremos implacáveis contra quaisquer tentativas de golpe. [...] Ninguém foi ou será preso injustamente. Todos pagarão pelos crimes que cometeram”, afirmou.
Destaques:
Em seu discurso, Lula ainda se referiu à importância da arte, cultura, história e memória, dizendo que são pilares que ditaduras tentam destruir. “A arte e a cultura, que as ditaduras odeiam, a história e a memória que sempre tentaram apagar”, lamentou. Segundo o presidente, a democracia é uma “obra em construção” e só será plena se garantir a segurança e os direitos de todos os cidadãos.
A solenidade também marcou a reintegração ao acervo da Presidência da República de 21 obras de arte que foram vandalizadas há dois anos, passando por um processo de restauro.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Anitta trava disputa judicial contra farmacêutica por uso de nome em cosméticos
Leia Mais
Justiça condena deputado Nikolas Ferreira por discurso transfóbico na Câmara
Leia Mais
Mega-Sena acumula e próximo prêmio chega a R$ 11 milhões
Leia Mais
CBF nega camisa vermelha da Seleção Brasileira e afirma compromisso com estatuto
Municípios