Campo Grande (MS), Sexta-feira, 02 de Janeiro de 2026

Política / Justiça

Polícia Federal determina retorno de Eduardo Bolsonaro ao cargo de escrivão após cassação de mandato

Afastamento para exercício parlamentar foi encerrado após perda do mandato na Câmara por excesso de faltas

02/01/2026

08:15

DA REDAÇÃO

©ARQUIVO

A Polícia Federal determinou que Eduardo Bolsonaro retorne ao cargo efetivo de escrivão da corporação. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (2).

Eduardo Bolsonaro estava afastado de suas funções na PF para exercer o mandato na Câmara dos Deputados, mas teve o cargo parlamentar cassado em 18 de dezembro, em razão do excesso de faltas às sessões deliberativas.

Cassação do mandato

A perda do mandato foi declarada com base na Constituição Federal, que proíbe deputados e senadores de faltarem a mais de um terço das sessões deliberativas ao longo do ano legislativo.

Eleito pelo estado de São Paulo, Eduardo Bolsonaro está morando nos Estados Unidos desde o início deste ano. O ex-deputado afirma que a mudança ocorreu para evitar o que classifica como perseguição política e jurídica no Brasil. Ele tentou manter o mandato à distância e evitar o registro das ausências, mas não obteve êxito.

Determinação da Polícia Federal

No ato declaratório publicado nesta sexta-feira, assinado pelo diretor de Gestão de Pessoas da PF, Licínio Nunes de Moraes Netto, consta a “cessação do afastamento para exercício de mandato eletivo, a partir de 19 de dezembro de 2025”.

O documento também determina o “retorno imediato ao exercício do cargo efetivo em sua lotação de origem”, com finalidade exclusivamente declaratória e de regularização da situação funcional.

Advertência administrativa

A publicação ressalta ainda que a ausência injustificada ao cargo poderá resultar na adoção de providências administrativas e disciplinares, conforme previsto nas normas internas da corporação.

Com a decisão, Eduardo Bolsonaro passa a estar formalmente vinculado novamente à Polícia Federal, ficando sujeito às regras funcionais aplicáveis aos servidores da instituição.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: