Campo Grande (MS), Sexta-feira, 02 de Janeiro de 2026

Política / Justiça

STF manda prender Filipe Martins no Paraná após descumprimento de prisão domiciliar

Ex-assessor de Jair Bolsonaro foi condenado a 21 anos por tentativa de golpe e teria usado rede social proibida

02/01/2026

07:00

DA REDAÇÃO

©ARQUIVO

O ex-assessor especial da Presidência Filipe Martins foi preso na manhã desta sexta-feira (2) em Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná, por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. A prisão foi cumprida pela Polícia Federal.

Martins havia sido condenado a 21 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado, em julgamento da Primeira Turma do STF realizado em 16 de dezembro. Desde 27 de dezembro, ele cumpria prisão domiciliar, com medidas cautelares que incluíam a proibição do uso de redes sociais.

Descumprimento da medida

Segundo o STF, houve violação das cautelares impostas. O ministro Alexandre de Moraes destacou que, em 29 de dezembro, foi juntada aos autos a informação de que o réu teria utilizado a rede social LinkedIn para buscar perfis de terceiros.

Diante da notícia, Moraes solicitou esclarecimentos à defesa. Na decisão que determinou a prisão, o ministro afirmou que os próprios advogados reconheceram o uso da rede social, afastando a justificativa apresentada.

O que diz a decisão

Na ordem de prisão, Moraes afirma:

“Efetivamente, não há dúvidas de que houve descumprimento da medida cautelar imposta, uma vez que a própria defesa reconhece a utilização da rede social, não havendo qualquer pertinência da alegação defensiva no sentido de que as redes sociais foram utilizadas para ‘preservar, organizar e auditar elementos informativos pretéritos relevantes ao exercício da ampla defesa’.”

O ministro acrescenta que o comportamento do réu demonstra “total desrespeito pelas normas impostas e pelas instituições constitucionalmente democráticas”, justificando a revogação da prisão domiciliar.

Contexto

Filipe Martins integrou o núcleo mais próximo do então presidente Jair Bolsonaro e foi apontado nas investigações como um dos articuladores do plano golpista investigado pelo STF. Com a decisão, ele passa a cumprir prisão em regime fechado, conforme determinação judicial.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: