Campo Grande (MS), Sábado, 19 de Abril de 2025

POLÍTICA

Polícia Federal aponta "plena consciência e participação ativa" de Jair Bolsonaro em planos golpistas

Relatório da PF revela articulações clandestinas para abolir o Estado Democrático de Direito e a tentativa de ruptura institucional durante o mandato presidencial.

26/11/2024

16:24

G1

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

A Polícia Federal (PF) concluiu que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) teve "plena consciência e participação ativa" no planejamento e na execução de atos criminosos que visavam subverter a ordem constitucional e inviabilizar a transição democrática de poder no Brasil. As informações constam no relatório da investigação sobre o grupo que teria articulado um golpe de Estado durante o governo de Bolsonaro.

Ações clandestinas e pressão institucional

O relatório detalha como o grupo avançou na prática de ações clandestinas para desestabilizar as instituições democráticas. Entre as evidências, destacam-se mensagens extraídas do celular do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, tenente-coronel Mauro Cid, que comprovam a participação do então presidente em articulações para pressionar o comandante do Exército a aderir ao esquema.

Uma das ações citadas é a "Carta ao Comandante do Exército de Oficiais Superiores da Ativa do Exército Brasileiro", que foi elaborada e disseminada com a ciência e autorização de Bolsonaro. A minuta do documento alegava interferências do Poder Judiciário no Executivo e propunha medidas extremas, como a prisão de autoridades e a realização de novas eleições.

Minuta do decreto golpista

De acordo com a PF, Bolsonaro recebeu uma minuta de decreto das mãos de seus assessores, Filipe Martins e Amauri Feres Saad, que incluía “considerandos” para justificar a prisão de autoridades e a realização de novas eleições, baseados em alegações infundadas de fraudes eleitorais.

Entre os alvos citados no documento estavam:

  • Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF);
  • Gilmar Mendes, ministro do STF;
  • Rodrigo Pacheco, presidente do Senado Federal.

Ainda segundo a delação de Mauro Cid, Bolsonaro revisou o texto, determinando ajustes. Ele teria ordenado que fossem mantidas apenas a prisão de Alexandre de Moraes e a realização de novas eleições presidenciais.

Gravidade dos fatos

O relatório da PF reforça a gravidade do esquema, que, segundo os investigadores, começou a ser articulado ainda durante o mandato presidencial de Bolsonaro. As ações deliberadas do grupo mostram um comprometimento com a tentativa de ruptura institucional, colocando Bolsonaro como figura central na articulação.

Próximos passos

As investigações continuam em andamento e podem resultar em desdobramentos políticos e jurídicos para Bolsonaro e outros envolvidos. O relatório já foi encaminhado ao Supremo Tribunal Federal (STF), que avaliará os próximos passos no processo.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: