Campo Grande (MS), Sábado, 19 de Abril de 2025

POLÍTICA

Bolsonaro nega envolvimento em planos de golpe e critica investigações da PF

Ex-presidente afirma que nunca cogitou golpe de Estado e classifica acusações como "loucura".

25/11/2024

22:36

G1

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

Após ser indiciado pela Polícia Federal (PF) na última semana, o ex-presidente Jair Bolsonaro declarou nesta segunda-feira (25), no aeroporto de Brasília, que nunca discutiu a possibilidade de um golpe de Estado. A declaração foi feita após seu retorno de Maceió, enquanto respondia a perguntas da imprensa.

"Nunca debati golpe com ninguém. Se alguém viesse falar de golpe comigo, eu perguntaria: 'E o day after? Como a gente fica perante o mundo?'", afirmou Bolsonaro, argumentando que os desdobramentos de um golpe seriam desastrosos para o Brasil.

Indiciamento pela PF

O indiciamento, enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF), aponta 37 pessoas, incluindo Bolsonaro, como suspeitas de envolvimento em uma trama golpista que visava abolir o Estado Democrático de Direito. Entre os crimes investigados estão:

  • Tentativa de golpe de Estado,
  • Abolição violenta do Estado Democrático de Direito,
  • Organização criminosa.

Bolsonaro reforçou que todas as medidas que tomou enquanto presidente estavam "dentro das quatro linhas" da Constituição. Ele criticou as acusações, classificando a ideia de um golpe como "uma loucura".

Militares e ex-ministros indiciados

Entre os 37 indiciados pela PF estão:

  • 25 militares, incluindo da ativa e da reserva,
  • Ex-ministros do governo Bolsonaro, como os generais Braga Netto e Augusto Heleno.

Bolsonaro também ironizou a tese de um golpe realizado com o envolvimento de militares: "Golpe com militares da reserva e cinco da ativa? Pelo amor de Deus!". Ele ainda destacou que, na época investigada, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda não havia tomado posse, o que, segundo ele, tornaria qualquer tentativa de golpe incoerente: "Só se fosse um golpe contra mim mesmo."

Investigação e desdobramentos

O indiciamento pela PF não implica condenação imediata. Caso aceito pelo STF, o processo seguirá para análise jurídica, incluindo a possibilidade de apresentação de provas, defesa e julgamento.

As investigações sobre os atos golpistas ganharam destaque após a vitória de Lula nas eleições de 2022 e o clima de tensão que se seguiu, incluindo episódios como a tentativa de invasão ao Quartel-General do Exército e manifestações contra o resultado eleitoral.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: