Campo Grande (MS), Sábado, 19 de Abril de 2025

POLÍTICA

Indiciamento de Bolsonaro tem mais apoio do que críticas nas redes sociais, aponta pesquisa

Estudo revela que 75% das postagens opinativas aprovam ação da Polícia Federal.

25/11/2024

18:00

NAOM

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

O indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pela Polícia Federal, no âmbito das Operações Tempus Veritatis e Contragolpe, recebeu mais apoio do que críticas nas redes sociais, de acordo com pesquisa realizada pelo instituto Nexus. O levantamento analisou as 120 publicações mais engajadas em cada uma das três redes sociais (Instagram, Facebook e X, antigo Twitter) entre os dias 21 e 22 de novembro, totalizando 360 postagens que representaram 95% de todo o engajamento digital registrado no período.

Apoio expressivo ao indiciamento

Segundo a pesquisa, entre os posts com posicionamento opinativo, 75% foram favoráveis ao indiciamento de Bolsonaro, enquanto 25% demonstraram contrariedade. Entre todas as publicações analisadas, incluindo as neutras, 28% apoiaram a atuação da Polícia Federal, 9% foram contrárias e 63% mantiveram neutralidade.

A ação da PF resultou no indiciamento de Bolsonaro, militares de alta patente e aliados por crimes como abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa. As penas máximas previstas para esses delitos chegam a 28 anos de prisão.

Destaques por rede social

O engajamento e o teor das publicações variaram entre as redes sociais:

  • X (antigo Twitter): 46% das postagens foram favoráveis ao indiciamento, 37% neutras e 18% contrárias.
  • Instagram: Predominância de neutralidade (82%), com 17% de apoio e apenas 2% contra.
  • Facebook: 70% das publicações neutras, 21% favoráveis e 9% contrárias.

O pico de reações foi registrado entre 15h30 e 16h do dia 21 de novembro, logo após a Polícia Federal divulgar o relatório final das investigações.

Impacto nas redes sociais

O estudo mostra como o indiciamento do ex-presidente polarizou opiniões e mobilizou as redes sociais, com o X concentrando o maior porcentual de apoio, enquanto Instagram e Facebook apresentaram maior neutralidade. A análise também reforça o papel das redes como espaço para manifestações públicas sobre temas de alta relevância política.

O relatório da Polícia Federal, divulgado na quinta-feira (21), destacou o envolvimento de Bolsonaro e aliados em tentativas de abolição violenta do Estado Democrático, com fortes repercussões na esfera pública e política.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: