COMEMORAÇÃO
Dia Internacional do Controlador de Tráfego Aéreo
Profissionais garantem segurança e eficiência do transporte aéreo no Brasil e no mundo
20/10/2024
00:00
DA REDAÇÃO
Todos os anos, mais de 100 milhões de passageiros e 1,6 milhão de toneladas de carga são transportados por via aérea no Brasil, através de mais de um milhão de voos que conectam cerca de quatro mil aeródromos em todo o País e ao redor do mundo. A segurança, fluidez e ordenação eficaz desses voos dependem do trabalho meticuloso e em tempo real dos controladores de tráfego aéreo.
O Dia Internacional do Controlador de Tráfego Aéreo, celebrado em 20 de outubro, foi instituído em 1960 durante o primeiro encontro mundial da categoria na Grécia, evento que também marcou a criação da Federação Internacional de Controladores do Tráfego Aéreo (IFATCA).
No Brasil, a atividade de controle de tráfego aéreo iniciou-se em 1944, com a formação da primeira turma de controladores pela Força Aérea Brasileira (FAB) na antiga Escola Técnica de Aviação (ETAv), em São Paulo. A partir de 1951, a formação foi transferida para a Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), em Guaratinguetá (SP). Atualmente, a formação dos controladores ocorre em instituições como o Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA) e o Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), capacitando tanto militares quanto civis.
Controladores de tráfego aéreo desempenham um papel fundamental, exigindo habilidades específicas como atenção, raciocínio rápido, equilíbrio emocional e capacidade de adaptação às tecnologias em constante evolução. Segundo o Primeiro Sargento Hilton Vanderlei de Souza, do CINDACTA III, o setor de aviação evolui rapidamente, exigindo uma constante adaptação dos profissionais.
A Segundo Sargento Bruna Martins, instrutora no Centro Regional de Controle do Espaço Aéreo Sudeste (CRCEA-SE), reforça a importância da preparação dos novos controladores: “Promovo o aprendizado de forma prática e acompanho o instruendo na posição operacional, orientando, auxiliando e intervindo.”
Parabéns aos controladores de tráfego aéreo, profissionais essenciais para a segurança, eficiência e ordenação do espaço aéreo brasileiro!
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Municípios