Campo Grande (MS), Quarta-feira, 15 de Janeiro de 2025

HORÁRIO DE VERÃO

Governo federal decide hoje sobre retorno do horário de verão ainda em 2024

Sistema pode ser retomado após o segundo turno das eleições; decisão será anunciada após reunião do ministro Alexandre Silveira

15/10/2024

07:41

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

O governo federal irá decidir, nesta terça-feira (15), se o horário de verão será retomado ainda em 2024. O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, se reunirá com a equipe técnica em Brasília para discutir a questão, após ter encurtado seu período de férias devido à urgência da decisão. Caso seja adotada, a medida entraria em vigor após o segundo turno das eleições, marcado para o dia 27 deste mês.

O horário de verão, que consiste em adiantar os relógios em uma hora durante parte do ano, foi abolido em 2019, durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro. A medida sempre dividiu opiniões no país, sendo utilizada principalmente para gerar economia de energia elétrica em tempos de alta demanda.

Decisão estratégica e impactos setoriais

Segundo o ministro Silveira, a decisão levará em conta a situação energética atual do Brasil. "Se não houver risco energético, aí entra o custo-benefício. Nem sempre economizar 1% na conta de energia é o melhor para o país", declarou o ministro, destacando a necessidade de equilibrar os impactos em outros setores, como o aéreo e a segurança pública.

A reunião de hoje foi marcada com urgência para permitir que os setores que serão impactados possam se preparar. Silveira reforçou que, caso o horário de verão seja decretado, ele não afetará o segundo turno das eleições, pois há uma janela de pelo menos 20 dias para planejamento antes de sua adoção.

Contexto de crise hídrica

A volta do horário de verão é considerada em um momento em que o Brasil enfrenta a pior crise hídrica dos últimos 73 anos, segundo dados do Cemadem (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais). No último dia 9, o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) divulgou projeções para o período de outubro de 2024 a março de 2025, apontando incertezas em relação às condições do período chuvoso, apesar de algumas previsões indicarem aumento das precipitações a partir da segunda quinzena de outubro.

Se implementado, o horário de verão terá maior relevância entre 15 de outubro e 15 de dezembro, período em que o consumo de energia tende a ser mais crítico.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: