CURIOSIDADES
Você sabia que o avestruz tem mais de um estomago?
27/09/2024
12:00
ANA KARLA SOUZA
©REPRODUÇÃO
Sim, o avestruz possui três estômagos! Essa característica o ajuda a digerir os alimentos de maneira eficiente, especialmente porque sua dieta é composta de folhas, sementes e até pequenos animais, que podem ser difíceis de digerir. Os estômagos trabalham em conjunto para processar essa alimentação rica em fibras, algo similar ao que ocorre com os ruminantes, embora os avestruzes não sejam classificados como tal. Além disso, eles também engolem pequenas pedras para ajudar na trituração dos alimentos. É uma adaptação interessante para sua vida em ambientes áridos, como as savanas africanas.
A avestruz é realmente uma ave fascinante e cheia de peculiaridades. Como a maior ave vivente do planeta, ela se destaca não apenas pelo seu tamanho, podendo chegar a três metros de altura e pesar mais de 150 kg, mas também por sua adaptabilidade, resistência e características biológicas únicas.
Apesar de ser uma ave, a avestruz é incapaz de voar devido à falta de quilha no esterno e suas asas rudimentares. Contudo, compensa essa limitação com suas pernas fortes e longas, que permitem alcançar velocidades de até 70 km/h, sendo também uma eficaz defesa contra predadores. As avestruzes possuem um esterno com espessura de cerca de quatro centímetros, o que as protege de patadas e do calor do deserto.
Elas também têm um aparelho digestivo interessante, com três estômagos, cada um com uma função específica. Além disso, seu sistema digestivo compartilha algumas semelhanças com o dos ruminantes, como a presença de dois cecos e um intestino grosso longo. Curiosamente, as avestruzes podem digerir até pedras e têm a capacidade de sobreviver por duas semanas sem água, extraindo o líquido das plantas que consomem.
A dieta da avestruz é variada, consistindo principalmente de frutas, raízes, sementes e folhas, mas também inclui pequenos animais, como insetos, lagartos e roedores. Essa dieta variada reflete sua capacidade de sobrevivência em diversos climas, desde temperaturas abaixo de zero até mais de 40 ºC.
Em termos de reprodução, as avestruzes são ovíparas e suas fêmeas depositam ovos fertilizados em um ninho comunitário, que pode conter de 15 a 60 ovos. Os ovos de avestruz são os maiores do mundo, medindo cerca de 15 cm de comprimento e pesando aproximadamente 1,4 kg. Após a eclosão, o macho é responsável por cuidar dos filhotes sozinho.
Essas características mostram como a avestruz é uma ave única, que evoluiu para se adaptar a condições extremas e desenvolver habilidades surpreendentes para sobreviver.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Municípios