TRÂNSITO
Semana Nacional de Trânsito 2024 inicia com foco na paz e responsabilidade
Nesta quarta-feira (18), inicia a Semana Nacional de Trânsito 2024.
18/09/2024
08:00
ANA KARLA SOUZA
Ações e campanhas promovem a conscientização sobre a importância de atitudes seguras e pacíficas no trânsito
Nesta quarta-feira (18), começa a Semana Nacional de Trânsito 2024, prevista pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e realizada anualmente de 18 a 25 de setembro. Com o tema escolhido por votação popular, "Paz no trânsito começa por você", as campanhas deste ano têm como objetivo principal mobilizar a sociedade em prol de um trânsito mais seguro e consciente.
Durante a semana, diversas ações serão promovidas pelos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito para destacar a importância de atitudes responsáveis. Além disso, o período coincide com a Semana Nacional da Mobilidade, que culmina com o Dia Mundial sem Carro (22 de setembro), incentivando a reflexão sobre os impactos do uso excessivo de veículos no meio ambiente e na qualidade de vida.
O secretário nacional de Trânsito, Adrualdo Catão, destacou o papel essencial da conscientização para reduzir acidentes e promover a paz no trânsito. “Todos que participam do trânsito têm o compromisso de manter a paz, diminuir o número de sinistros e tornar as estradas mais seguras", afirmou.
Especialistas também ressaltam que o trânsito é um ambiente de contágio, tanto de comportamentos negativos quanto positivos. Celso Mariano, diretor do Portal do Trânsito, reforça a importância de espalhar boas intenções e empatia ao volante. “Paz no trânsito é o que todos queremos, e que essa paz seja consistente, sólida, duradoura e contagiante”, concluiu.
As ações da Semana Nacional de Trânsito 2024 estão alinhadas ao Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), priorizando a proteção dos mais vulneráveis, o acalmamento do tráfego e a sustentabilidade.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Moraes determina perícia da PF para avaliar necessidade de cirurgia de Jair Bolsonaro
Leia Mais
Jurista afirma que STF pode derrubar decisão da Câmara que manteve mandato de Carla Zambelli
Leia Mais
CCJ do Senado aprova PEC que extingue escala 6x1 e reduz jornada para 36 horas semanais
Leia Mais
Caixa paga parcela de dezembro do Bolsa Família para NIS final 2
Municípios