CURIOSIDADES
Você sabia que a pimenta pode ser usada para aliviar a dor?
31/08/2024
10:30
ANA KARLA SOUZA
©DIVULGAÇÃO
A pimenta, conhecida por seu sabor picante, é amplamente utilizada na culinária para dar mais vida aos pratos. No Brasil, algumas das variedades mais populares incluem a pimenta malagueta, dedo-de-moça, de cheiro e biquinho. Porém, além de suas qualidades gastronômicas, a pimenta oferece diversos benefícios à saúde que nem todos conhecem. Rica em vitaminas A, E e C, ácido fólico, zinco e potássio, ela também possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.
Adaptando-se melhor ao clima quente, as pimentas são de fácil cultivo e podem ser plantadas em todo o território nacional. As espécies variam em cor, formato e tamanho, sendo usadas em diversas formas como molho, em pó, em grãos ou até mesmo como plantas ornamentais. No agronegócio, a pimenta abrange desde pequenas agroindústrias até exportações realizadas por empresas multinacionais.
Confira a seguir algumas curiosidades sobre a pimenta que vale a pena conhecer:
Beber água não alivia a ardência
Embora muitas pessoas pensem que beber água ajuda a aliviar a ardência causada pela pimenta, o efeito é temporário e pode, na verdade, espalhar ainda mais o composto químico responsável pela picância, agravando o incômodo. Como a capsaicina, substância presente nas pimentas, se dissolve em gordura, a melhor maneira de aliviar a ardência é beber leite ou comer um pedaço de pão.
Pode ser usada para aliviar a dor
A capsaicina, o composto químico que dá à pimenta seu sabor picante, também é conhecida por suas propriedades analgésicas. Ela pode ajudar a aliviar dores musculares, de cabeça ou até mesmo artrite reumatóide. A capsaicina é frequentemente usada em adesivos e cremes destinados a reduzir dores musculares.
Ação termogênica, antioxidante e anti-inflamatória
Além de suas propriedades analgésicas, a capsaicina também atua como um agente termogênico, acelerando o metabolismo e, por isso, é frequentemente incluída em dietas de emagrecimento. Suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias ajudam a prevenir a formação de tumores, melhoram o fluxo sanguíneo e combatem o envelhecimento precoce.
A pimenta é, portanto, muito mais do que apenas um ingrediente picante na cozinha. Seus benefícios para a saúde são amplos, tornando-a uma aliada poderosa tanto na prevenção quanto no alívio de várias condições de saúde.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Ministro nega pedido de Bolsonaro para viajar aos EUA e participar da posse de Trump
Leia Mais
Confira seu astral para esta quinta-feira, 16
Leia Mais
Crise do Pix Gera Reviravolta: Governo revoga normativa e lança Medida Provisória após erros na comunicação
Leia Mais
Nikolas Ferreira acusado de espalhar Fake News sobre fiscalização do Pix
Municípios