ELEIÇÕES 2024
Apenas 15% das candidaturas para prefeito são de mulheres, revela levantamento da CNM
Apesar do crescimento na participação feminina, mulheres ainda representam uma pequena parcela dos candidatos a prefeito nas eleições municipais de 2024.
31/08/2024
10:15
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
Um novo levantamento da Confederação Nacional de Municípios (CNM), divulgado nesta sexta-feira, 30 de agosto, destaca a baixa representatividade feminina nas candidaturas para prefeito nas eleições municipais de outubro deste ano. De acordo com o estudo, apenas 15% das candidaturas são de mulheres, o que equivale a 2.311 candidatas em 1.947 cidades do país. Embora esse número represente um avanço em relação a anos anteriores, ainda evidencia a desigualdade de gênero na política, já que em 98% das cidades há candidatos homens, enquanto em apenas 35% há candidatas mulheres.
O levantamento também destaca que o número de candidaturas femininas dobrou entre 2000 e 2024, passando de 1.150 para 2.311. Em 2000, apenas 8% das candidaturas eram de mulheres, enquanto em 2024, esse número subiu para 15%.
Apesar do crescimento, a CNM ressalta que os números ainda não refletem o verdadeiro potencial da representatividade feminina na política, considerando que a maioria da população brasileira é composta por mulheres. Tania Ziulkoski, fundadora e presidente do Movimento Mulheres Municipalistas (MMM), enfatiza a importância do engajamento de mais lideranças políticas femininas no país. "O MMM foi criado em 2017 para aumentar a representatividade das mulheres nas decisões políticas. Sabemos o potencial que elas têm e as dificuldades que enfrentam quando assumem um cargo público. Os dados mostram um avanço, mas ainda temos muito trabalho pela frente", afirmou.
Ineditismo e Reeleição:
Pela primeira vez, 101 cidades do Brasil terão candidaturas exclusivamente femininas, sendo que em 24 dessas cidades haverá candidatura única. Em 189 municípios, o número de candidatas mulheres supera o de homens, e 18% das candidatas buscam a reeleição.
Perfil das candidatas:
O estudo também traça o perfil das candidatas femininas. A média de idade das mulheres candidatas é de 49 anos, em comparação com 51 anos para os homens. 79% das candidatas concluíram o ensino superior, enquanto entre os homens esse percentual é de 55%. A pesquisa revela ainda que 56% das candidatas são casadas, e 18% tentam a reeleição, em comparação com 20% dos homens.
Em termos de diversidade racial, 62% dos candidatos, tanto homens quanto mulheres, se declararam brancos. As candidatas a prefeita estão concentradas principalmente em cinco partidos: MDB (13%), PT (11%), PSD (10%), PL (9%) e União (9%).
O estudo da CNM sublinha que, embora haja avanços na participação feminina na política, ainda há um longo caminho a percorrer para alcançar a igualdade de gênero nas candidaturas eleitorais.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Municípios