EDUCAÇÃO
Abstenção nas provas do 'Enem dos Concursos' foi de 50%, diz governo
Os dados foram divulgados por Esther Dweck, ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos
20/08/2024
23:55
NAOM
©DIVULGAÇÃO
A abstenção nas provas do CNU (Concurso Nacional Unificado), o "Enem dos Concursos", realizadas neste domingo, 18, foi de 52% a 53%. O concurso teve 2,1 milhões de inscritos, e cerca de 1 milhão fizeram a prova. Os dados foram divulgados por Esther Dweck, ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.
Segundo ela, os dados definitivos vão ser divulgados na segunda-feira, 19. O concurso oferece 6.640 vagas permanentes em 21 órgãos do governo federal.
Embora a participação preliminar represente uma taxa de abstenção de cerca de 52% a 53%, em coletiva de imprensa, Esther celebrou o resultado e afirmou que a ausência está dentro do que era esperado pela pasta.
"Está dentro da nossa expectativa comparando a outros concursos públicos deste tamanho", destacou. "Foi uma surpresa positiva dada a envergadura deste concurso. Tem que lembrar que estamos falando de pessoas que provavelmente nunca tinham feito um concurso federal", disse a ministra.
A menor abstenção foi registrada no Distrito Federal, enquanto a maior, no Ceará, mas ela não revelou os percentuais exatos.
Em relação aos blocos, o de número 8, de nível médio e técnico, cujo número de inscrições era o maior de todos os blocos (694 mil), foi o com maior número de faltas. Na outra ponta, o bloco 3, Ambiental, Agrário e Biológicas, teve maior participação, segundo a pasta.
Dividido em oito blocos de conteúdo, o CNU foi realizado neste domingo em dois turnos. Pela manhã, os candidatos realizaram as provas de conhecimentos gerais e discursiva - para nível superior - e português e redação, para nível médio.
À tarde, os candidatos de nível intermediário fizeram provas de noções de direito, matemática e realidade, e os demais, provas de conhecimentos específicos.
O concurso foi aplicado em 228 cidades. Esther também celebrou a participação do público, afirmando que a prova registrou inscrições de praticamente todos municípios brasileiros - apenas 10 cidades não registraram inscrição, segundo a ministra.
De acordo com a pasta, não houve intercorrências graves registradas pelo governo federal. Alguns locais de prova sofreram com falta de luz, mas sem que atrapalhasse a realização do concurso, de acordo com Esther.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Câmara decide suspender Glauber Braga por seis meses e evita cassação do mandato
Leia Mais
Hugo Motta notifica Eduardo Bolsonaro sobre processo que pode levar à perda do mandato por faltas
Leia Mais
Justiça Federal suspende benefícios vitalícios de Jair Bolsonaro durante período de prisão
Leia Mais
Gilmar Mendes suspende parcialmente decisão que limitava pedidos de impeachment de ministros do STF
Municípios