CURIOSIDADES
Fatos sobre células-tronco que talvez você não saiba
13/08/2024
17:15
ANA KARLA SOUZA
©DIVULGAÇÃO
As células-tronco já são realidade para o tratamento de diversos tipos de doenças, além de uma grande esperança para a terapia de muitos outros problemas de saúde que ainda não têm tratamento, como as doenças cardiovasculares e as degenerativas. Um dos principais objetivos dos médicos e pesquisadores da atualidade é a utilização dessas células no tratamento e recuperação de órgão e tecidos danificados, aumentando a qualidade de vida dos pacientes.
Apesar dessa grande importância das células-tronco para a medicina, muitas pessoas ainda não conhecem ou não têm informações suficientes sobre essas células. Você está entre essas pessoas? Então continue a leitura do nosso artigo e conheça alguns fatos sobre células-tronco!
1. Multiplicação e renovação constantes
Diferentemente dos outros tipos de células do organismo humano, as células-tronco têm a capacidade de se dividir e multiplicar constantemente, dando origem aos diferentes tecidos que constituem o nosso corpo, como os músculos e os ossos.
Elas são responsáveis pela renovação celular contínua da pele, do sangue, da mucosa intestinal e de outros tecidos do corpo. Além disso, são capazes de reparar lesões causadas por doenças, pelo desgaste natural ou por outros fatores externos que podem danificar os órgãos e os tecidos do corpo.
As células-tronco podem ser encontradas em diversos tecidos humanos, tal como o cordão umbilical, a placenta, a medula óssea e o fígado.
2. Diferentes tipos de células-tronco
Nem todas células-tronco são iguais umas às outras! Existem dois tipos: adultas e embrionárias, com capacidades de multiplicação e formação de tecidos distintas entre elas. Confira as principais diferenças entre esses dois tipos de células-tronco:
Células-tronco embrionárias
As células-tronco embrionárias podem dar origem a qualquer tecido do corpo, desde a pele até os tecidos que formam o sistema nervoso. Como o próprio nome já diz, as células embrionárias só são encontradas nos embriões e, por esse motivo, a sua utilização esbarra em vários aspectos éticos.
Células-tronco adultas
As células-tronco adultas conseguem formar um número um pouco mais limitado de tecidos do organismo humano em comparação com as células-tronco embrionárias. Esse tipo de célula é encontrado, após o nascimento, no cordão umbilical e em outras partes do nosso corpo, como a medula óssea e o fígado.
Diferentemente das células embrionárias, a utilização das células-tronco adultas, principalmente daquelas retiradas do cordão umbilical, é livre de qualquer questionamento ético, o que facilita a sua coleta e uso nos diversos tratamentos e pesquisas científicas.
Entre em contato conosco pelo Whatsapp e fale com um consultor para tirar todas suas dúvidas sobre quaisquer fatos sobre células-tronco do cordão umbilical!
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Lula propõe governança multilateral para inteligência artificial em discurso no Fórum do Brics
Leia Mais
Com apoio de Lula, Edinho Silva desponta como favorito para presidir o PT
Leia Mais
Assinatura digital pelo Gov.br cresce 92% e facilita burocracias, mas exige atenção com segurança
Leia Mais
Mega-Sena sorteia R$ 6,5 milhões neste sábado em São Paulo
Municípios