CURIOSIDADES
Você sabia que a superfície do mercúrio é formada por várias crateras?
Curiosidades sobre primeiro planeta do Sistema Solar
24/07/2024
18:15
ANA KARLA SOUZA
©DIVULGAÇÃO
Mercúrio faz parte do nosso Sistema Solar e está localizado como o primeiro planeta mais perto do Sol, o que o torna extremamente quente. Além disso, sua superfície está recheada de crateras e por uma atmosfera quase inexistente. A seguir, confira algumas curiosidades sobre Mercúrio.
A superfície é formada por várias crateras
O solo de Mercúrio é bastante similar ao da Lua quando comparados pela existência de inúmeras crateras. Esse dano na superfície foi causado pelo impacto de inúmeros meteoritos ao longo dos anos, que são atraídos para a região onde o planeta se encontra em virtude do altíssimo poder gravitacional do Sol. Outro problema que contribui para combater a queda de objetos em seu solo é a atmosfera quase inexistente, que normalmente serviria como uma espécie de “atrito” para diminuir a velocidade e força dos objetos.
As temperaturas variam a níveis impressionantes
A proximidade com o Sol aquece o solo de Mercúrio de tal forma que os dias chegam a alcançar uma temperatura superior a 400 ºC, enquanto que as noites se tornam muito gélidas pela incapacidade da atmosfera fina em preservar o calor, o que influencia a região a chegar em torno de -180º C.
Há gelo nas profundezas das crateras
Como já dissemos anteriormente, Mercúrio está repleto de crateras. Pois bem: algumas delas são tão incrivelmente fundas que não recebem luz solar direta, e após a exposição à temperatura negativa, uma formação de gelo foi iniciada dentro das profundezas dessas crateras. Por isso, apesar de ter uma superfície extremamente quente, o planeta ainda guarda gelo consigo.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Municípios