Campo Grande (MS), Quinta-feira, 16 de Janeiro de 2025

SAÚDE

Câncer de cabeça e pescoço: hábitos saudáveis e sexo seguro são aliados na prevenção

Campanha Julho Verde alerta para a prevenção e diagnóstico precoce; confira os sintomas e principais fatores de risco da doença

22/07/2024

09:15

ASSECOM

Estamos no Julho Verde, mês de conscientização do câncer de cabeça e pescoço, que reúne diferentes tipos da doença como tireoide, face, boca, garganta, laringe, cavidade nasal, faringe, paratireoide, linfonodos e sinonasal.

Por conta da sua abrangência, o câncer de cabeça e pescoço está entre os mais comuns no mundo. No entanto, apesar da alta incidência, cerca de 3% do total de casos de câncer no mundo, essa categoria tem ampla possibilidade de recuperação, principalmente em quadros iniciais.

“Como em outros tipos, o diagnóstico precoce é fundamental para aumentar significativamente as chances de cura. No entanto, mais importante que identificar, é evitar o surgimento da doença, que em muitos casos está ligada aos hábitos de vida”, destaca Sérgio Uchoa, médico coordenador do serviço de cirurgia de cabeça e pescoço do Hospital São Luiz Jabaquara.

Um passo fundamental na prevenção é evitar fatores de risco como tabagismo, cigarros eletrônicos, etilismo, drogas ilícitas, exposição solar desprotegida e má higiene oral. “Além disso, adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e prática de exercícios físicos”, complementa o médico.

Outro fator de risco comum aos diferentes tipos de câncer de cabeça e pescoço é o vírus HPV. “A realização de sexo oral sem preservativo pode acarretar na infecção pelo HPV, desencadeador de tumores como o de orofaringe”, alerta Uchoa. 

Ele explica que, embora alguns cânceres como o de tireoide possam ter fatores genéticos e hereditários, a maioria é causada por fatores externos, e o risco aumenta com a idade.

Sintomas como nódulos no pescoço, hemorragias nasais, dores localizadas, manchas bucais, dificuldades para engolir, alterações na voz e dormência facial são sinais de alerta.

"Feridas na boca que não cicatrizam em 15 dias, alterações persistentes na voz e respiração, obstrução e sangramento nasais constantes, dor ao engolir e desconforto na garganta são outros sinais importantes. Ao notar qualquer um deles, procure imediatamente um especialista", recomenda o coordenador do São Luiz Jabaquara.

Com uma equipe de especialistas em cabeça e pescoço e tecnologia avançada, a unidade da Rede D’Or, localizada na zona Sul da capital paulista, oferece uma linha completa de cuidado, com consultas, exames, terapias e cirurgias.

Após o diagnóstico, manter hábitos saudáveis também é crucial para uma recuperação mais rápida e menos traumática. O tratamento geralmente é seguro e inclui fortalecimento do organismo, medicações e sessões de rádio/quimioterapia.

"Alguns tipos, como os carcinomas epidermoides, que afetam a boca, faringe e laringe, são preocupantes devido à alta taxa de mortalidade em estágios avançados. Por isso, a campanha Julho Verde é tão importante, já que visa a conscientização e o diagnóstico precoce", destaca o médico.

Em 2023, o Brasil registrou cerca de 39.550 novos casos desses cânceres. Quando somados aos casos de melanoma, o número sobe para 48.530, com uma média de 10.000 mortes. A expectativa é de quase 120 mil novos casos nos próximos três anos, o que reforça a urgência da medicina preventiva. 


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: