CURIOSIDADES
Você sabia que as sopas nem sempre são servidas quentes?
Curiosidades sobre as sopas
11/07/2024
10:55
ANA KARLA SOUZA
©DIVULGAÇÃO
A sopa é um alimento líquido, normalmente servido quente, mas também famoso por ser consumido frio em alguns países. O prato é uma combinação de ingredientes, como carnes, legumes, água e temperos. Na verdade, a variedade de combinações de ingredientes e sabores é muito vasta e, na maioria das vezes, está relacionada com os hábitos e costumes alimentares de cada país, além da criatividade dos chefs de cozinha.
As sopas quentes são pratos preparados por meio da fervura de ingredientes sólidos em líquidos até que os sabores sejam incorporados e extraídos, formando um caldo que pode ou não conter pedaços dos ingredientes.
Hidratantes, as sopas contêm caldo, legumes e água, razão pela qual acabem sendo mais consumidas no outono e inverno, época em que temos menos sede. Ideais para toda a família, também são uma ótima fonte de nutrientes para crianças e idosos com dificuldades de mastigação.
Pensando nisso, o jornal destaca algumas curiosidades, veja:
1- A palavra sopa vem do francês soupe (sopa, caldo) que, por sua vez, deriva do termo suppa (pão embebido em caldo) em Latim. Há uma versão que afirma que a sopa é um prato de origem sânscrita e que seu nome vem de su e po, que significam boa nutrição.
2- As sopas nem sempre são servidas quentes. Em países com clima mais ameno, como a Espanha, as sopas frias são muito populares. Um exemplo é o gaspacho à base de tomate.
3- Na maioria das culturas, a sopa é servida como parte da refeição. De acordo com especialistas em etiqueta, como consumimos a sopa com colher em vez de bebê-la, nós a “comemos”.
4- A sopa tornou-se ainda mais prática com o avanço da ciência. A sopa de bolso ou sopa desidratada – forma como era chamada pelos viajantes no passado – podia ser facilmente preparada quando misturada com um pouco de água. As sopas desidratadas surgiram no século 19 e mantiveram alimentados fazendeiros, viajantes e soldados.
5- O recorde mundial da maior tigela de sopa foi estabelecido na Holanda em 2009, com uma sopa de vegetais de 26.658 litros.
6- A evidência arqueológica mais antiga vem da caverna de Xianrendong, província de Jiangxi, na China. O primeiro exemplo de uma tigela de sopa remonta ao ano de 20.000 a.C. A cerâmica antiga exibia marcas de queimaduras, o que sugere que o usuário estivesse fazendo algum tipo de sopa quente.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Municípios