CURIOSIDADES
Você sabia que não há uma definição precisa para o que é chamado hoje de música “clássica” ?
Curiosidades sobre música clássica
10/07/2024
17:45
ANA KARLA SOUZA
©DIVULGAÇÃO
Música de concerto, chamada popularmente de música clássica ou música erudita, é a principal variedade de música produzida ou enraizada nas tradições da música secular e litúrgica ocidental.
Pensando nisso, o jornal destaca algumas curiosidades sobre a música clássica, veja:
1. Não há uma definição precisa para o que é chamado hoje de música “clássica” ou “erudita”. Na verdade, as composições enquadradas no gênero são uma invenção do mundo ocidental, cujos registros mais antigos remontam à Idade Média.
2. De acordo com estudiosos, uma das principais características da forma clássica é que ela se desenvolve procurando manter uma “conexão” do começo ao final. A música popular, em contrapartida, apresenta-se de modo mais livre.
3. Até o termo “música clássica” é considerado inadequado por muitos, já que diz respeito a um período histórico que cobre de 1750 a 1830. Porém, como não se encontrou uma expressão melhor, ele continua sendo utilizado.
4. Uma estimativa aponta que cerca de 1.500 compositores considerados clássicos têm suas obras executadas com frequência em todo o mundo. Elas englobam estilos variados. Entre os mais conhecidos estão os concertos, as missas, as canções, as sonatas, os oratórios, os estudos, as suítes, as tocadas e as sinfonias.
5. A palavra italiana spalla batiza o primeiro violinista de uma orquestra. Ele é a figura mais importante depois do maestro. Além de orientar a afinação do grupo, também serve como referência para os outros instrumentistas, caso haja dúvidas sobre as indicações do maestro.
6. Há uma espécie de etiqueta no mundo da música erudita. Só se aplaude uma apresentação depois que todas partes da composição (os chamados movimentos) são executadas. Bater palmas nos intervalos dos movimentos tira a concentração dos instrumentistas.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Municípios