Campo Grande (MS), Quarta-feira, 15 de Janeiro de 2025

CURIOSIDADES

Você sabia que um bebê tem mais ossos que um adulto?

Curiosidades do corpo humano

03/07/2024

12:00

ANA KARLA SOUZA

©REPRODUÇÃO

Podemos afirmar que o corpo humano é uma máquina em perfeito funcionamento, que atua em diversos sistemas simultaneamente. Assim como todos os seres vivos, os seres humanos tem o corpo formado por células, responsáveis por formar tecidos, que por sua vez formam órgãos que, desenvolvem os sistemas.

Formados por tecidos diferentes que atuam de forma conjunta realizando uma função os órgãos estão sempre em sintonia, com alguns interligados para desempenhar uma função ainda maior.

Considerando que o corpo humano é uma estrutura complexa com inúmeras partes que pode exercer funções fundamentais para a sobrevivência, essa estrutura também conta com algumas curiosidades. Confira as principais.

1. Um bebê tem mais ossos que um adulto

O corpo de um adulto possui 206 ossos. No entanto, ainda quando recém-nascido, o ser humano apresenta certa de 300 ossos. A diferença se dá, pois, ao longo do crescimento, muitos ossos acabam se fundindo, tornando-se apenas um.

2. Os vasos sanguíneos poderiam dar duas voltas na Terra

A totalidade dos vasos sanguíneos existentes no corpo humano, ou seja, artérias, veias e capilare, medem cerca de 100 mil quilômetros. Se juntos, poderiam dar duas voltas e meia no planeta Terra, visto que o planeta mede 40.075 km em circunferência.

3. O corpo possui quase 5 litros de sangue

Os únicos locais do corpo humano que não são irrigados por vasos sanguíneos são os cabelos, córneas e unhas. Em quantidade líquida, o corpo humano possui quase 5 litros de sangue. Quando retirado para doação, são cedidos no máximo 450 ml que são repostos pelo organismo no mesmo dia.

4. A pele é o orgão mais pesado do corpo

Além de ser o órgão mais estenso do corpo, a pele é também o órgão mais pesado do corpo. Um ser humano adulto possui em média 2 metros quadrados de pele, com peso correspondente a cerca de 15% do total de seu corpo.

5. O músculo mais forte do corpo fica na boca

O massater é considerado o músculo mais forte do corpo humano. Encontrado na boca, ele é responsável pela alimentação e fala. Por ser exercitado diariamente, se torna cada vez mais fortalecido.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: