SAÚDE
Lipedema: curiosidades sobre o diagnóstico
Médica endocrinologista comenta curiosidades sobre esta condição
17/06/2024
14:25
ANA KARLA SOUZA
©DIVULGAÇÃO
O lipedema, uma condição crônica e progressiva que se caracteriza pelo acúmulo desproporcional de gordura nos membros, causando dor na região afetada, tem ganhado cada vez mais destaque na mídia, nas redes sociais e nos consultórios médicos.
O motivo principal é por ter sido um assunto discutido entre algumas influenciadoras e celebridades: a modelo Yasmin Brunet, a repórter Juliana Massaoka e a influenciadora Luana Andrade são alguns nomes. Luana morreu depois de se submeter à lipoaspiração no joelho, por um quadro de embolia em seu pós-operatório.
Marcela Rassi, médica endocrinologista e professora de pós-draduação em Endocrinologia da Sanar e Afya apresenta curiosidades sobre o lipedema:
• Apesar de ser uma doença até então pouco conhecida, ela é mais comum do que se imagina: cerca de 11% das mulheres no mundo são diagnosticadas com lipedema, embora o número possa ser ainda maior. Os dados são ainda incertos por conta da demora ou do não-diagnóstico em muitos dos casos.
• Lipedema não é resultado de maus hábitos alimentares: muitos acreditam que o excesso de gordura seja proveniente da má alimentação, tal qual a obesidade. Não, o diagnóstico não está relacionado a hábitos alimentares inadequados. Mesmo mulheres que mantêm uma dieta saudável e praticam exercícios regularmente podem desenvolver a condição devido a fatores genéticos e hormonais.
• Lipedema e Linfedema não são a mesma doença: ainda que as duas doenças apresentem o inchaço como sintoma, lipedema e linfedema têm causas distintas. O lipedema envolve o acúmulo de gordura, enquanto o linfedema é causado pelo acúmulo de líquido linfático. Importante dizer que os dois podem acontecer simultaneamente, agravando sintomas e incômodos.
• Os hormônios femininos estão diretamente relacionados com a doença: períodos de grandes mudanças hormonais - puberdade, gravidez ou menopausa, podem ser cruciais no desenvolvimento do lipedema ou progressão do quadro, já que é direta a relação entre os hormônios femininos e o desenvolvimento da doença.
Com informações do site Terra.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Ministro nega pedido de Bolsonaro para viajar aos EUA e participar da posse de Trump
Leia Mais
Confira seu astral para esta quinta-feira, 16
Leia Mais
Crise do Pix Gera Reviravolta: Governo revoga normativa e lança Medida Provisória após erros na comunicação
Leia Mais
Nikolas Ferreira acusado de espalhar Fake News sobre fiscalização do Pix
Municípios