Campo Grande (MS), Quarta-feira, 01 de Maio de 2024

HABILITAÇÃO

Governo alerta para risco de perder habilitação por falta de um exame

As multas começarão a ser aplicadas em 1º de maio. Para verificar se o último teste ainda está válido, o motorista pode realizar uma consulta diretamente na Carteira Digital de Trânsito (CDT)

18/04/2024

07:30

NAOM

©DIVULGAÇÃO

O Governo Federal emitiu um importante alerta para motoristas em todo o país nesta semana, referente ao exame toxicológico obrigatório. Cerca de 3,4 milhões de condutores das categorias C, D e E ainda não realizaram o exame, e estão sujeitos a perder a carteira de habilitação caso não regularizem sua situação.

A não realização do exame dentro dos prazos estabelecidos pode resultar em multa de até R$ 1.467,35, sendo considerada uma infração gravíssima. A Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) continuará enviando alertas aos motoristas para garantir que estejam cientes da obrigatoriedade.

Para entender como funciona o exame toxicológico para essas categorias, é importante ressaltar que ele é obrigatório para motoristas profissionais que dirigem caminhões, vans ou ônibus. A regra se aplica a habilitações novas ou renovadas a partir de 3 de setembro de 2017.

Os motoristas devem realizar o exame dentro dos seguintes prazos: até 31 de março para aqueles com carteiras de validade entre janeiro e junho, e até 30 de abril para os com carteiras de validade entre julho e dezembro. Além da multa, o condutor flagrado sem o exame também perderá sete pontos na carteira.

As multas começarão a ser aplicadas em 1º de maio. Para verificar se o último teste ainda está válido, o motorista pode realizar uma consulta diretamente na Carteira Digital de Trânsito (CDT). Após o download da plataforma, basta acessar a área do condutor e clicar no botão “Exame toxicológico”. Na página seguinte, será possível verificar se o prazo para realização está vencido. Em caso afirmativo, o motorista deve procurar um laboratório credenciado e realizar o procedimento.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: