Denúncias podem ser feitas para a central telefônica 153 ou pelo WhatsApp (43) 99995-0272
|
©DIVULGA�?�?O |
A Prefeitura de Londrina, por meio da Guarda Municipal, segue fiscalizando as medidas estabelecidas pelos decretos municipais, para evitar o aumento dos casos da doença no município. Equipes estão nas ruas e podem ser acionadas, para fiscalizar possíveis situações de descumprimentos das normas.
A Defesa Social também segue no apoio às medidas estabelecidas pelo governo do Estado. Continua obrigatório o uso de máscara de proteção e proibida aglomeração de pessoas em bares, restaurantes, áreas comuns de condomínios, praças e parques públicos.
Números
Informações do setor de estatística da Guarda Municipal apontam que, desde o mês de março até o dia 18 de dezembro, a central telefônica da instituição recebeu 10.111 denúncias, das quais 8386 foram atendidas pela GM e 1725 encaminhadas para os demais órgãos fiscalizadores. Termos de constatação ou autuações somaram 2102 registros. Autuações pelo não uso da máscara somaram 347. Ao todo 153 estabelecimentos foram interditados por descumprirem as normas dos decretos municipais.
Durante a noite da última sexta-feira (18) a central da GM registrou o recebimento de 16 denúncias.
A fiscalização da Guarda Municipal prestou apoio à Polícia Militar para encerrar um baile funk que acontecia no antigo Thermas, região leste. No local foram encontradas 50 pessoas. O responsável pela festa foi identificado e responsabilizado. A ocorrência resultou em um auto de infração e um auto de interdição.
Durante esta madrugada, por volta das 3h50 a Guarda Municipal atendeu uma denúncia na região central. Dois estabelecimentos comerciais, uma conveniência e uma tabacaria estavam em funcionamento após o horário permitido pelos decretos municipais. Cada estabelecimento recebeu um auto de infração e um auto de interdição. Foram registrados ainda três autos de infração de trânsito na rua em frente.
Operação Natal Seguro
A fim de garantir a segurança de lojistas e consumidores, a Guarda Municipal está intensificando o patrulhamento preventivo pelas principais ruas e avenidas da cidade, inclusive nos distritos rurais durante a Operação Natal Seguro. O trabalho também visa a segurança dos próprios públicos municipais como por exemplo praças, parques, lagos, calçadão, bosque central, locais onde a Prefeitura instalou as decorações natalinas, entre outros.
O efetivo extra de guardas municipais estará à disposição da população até o próximo dia 23 de dezembro. Durante os dias de semana o horário das escalas funciona das 14h às 23h. No final de semana o serviço será intensificado das 9h às 18h.
A GM segue com o trabalho normal de patrulhamento preventivo pelas escolas municipais, creches, unidades de saúde, atendimento às ocorrências da Patrulha Maria da Penha, apoio aos outros órgãos entre outras. O serviço acontece em toda extensão do município, inclusive na zona rural, e pode ser solicitado pelo telefone de emergência 153.
Serviço
Em caso de necessidade, a população pode ligar para a central 153. Denúncias podem ser enviadas para o WhatsApp (43) 9 9995-0272. A GM informa que o celular disponibilizado não atende chamadas e que, para efetivação da denúncia, o solicitante deverá fornecer informações detalhadas. O serviço é gratuito e funciona 24 horas por dia.
SECOM
***